Início Colunas Quando uma equipe varia do 4-3-3 ao 5-4-1

Quando uma equipe varia do 4-3-3 ao 5-4-1

Divulgação

A linha de cinco jogadores na defesa, pode ser praticada com dois laterais e três zagueiros. Mas esta fórmula pode ser aplicada de outra maneira. É o que vamos tentar explicar na coluna de hoje: um jeito um pouco diferente de fazer esta linha de cinco defensiva. Curiosamente, eu tive a possibilidade de constatar dois exemplos interessantes neste sentido: o Internacional do técnico Abel Braga, em 2020/2021, e o Real Madrid do treinador Zidane, no mesmo período.

No Inter de Abel, o time jogava com quatro defensores: dois laterais e dois zagueiros. Da mesma forma fez o Real Madrid de Zidane. O Inter tinha três jogadores tipicamente meio-campistas: Rodrigo Dourado centralizado, Edenílson um pouco à direita e Praxedes um pouco à esquerda. O Real Madrid, em um clássico que venceu contra o Barcelona, jogou na meia-cancha com Casemiro centralizado, Modric um pouco pela direita e Kroos um pouco pela esquerda.

No ataque, o Internacional tinha Caio Vidal pela ponta-direita, Yuri Alberto como centroavante e Patrick pela ponta-esquerda. Contra o Barcelona, o Real Madrid contou com Valverde pela ponta-direita, Benzema como centroavante e Vinícius Júnior pela ponta-esquerda.
Lendo o que está escrito acima, parece que estamos falando de dois times (Inter de Abel e Madrid de Zidane) escalados no 4-3-3. Inicialmente, pode ser isso, mas as duas equipes apresentaram variações táticas, especialmente quando estavam defendendo em seu campo.

Em posição defensiva, no Inter, o ponta-esquerda Patrick recuava do ataque para juntar-se aos quatro jogadores de defesa, perfazendo uma linha de cinco defensores. O Real Madrid fez um pouco diferente no clássico contra o Barcelona: o ponta-direita Valverde recuava para somar-se aos quatro defensores, realizando, assim a linha de cinco. Onde está a diferença? Patrick joga pela esquerda, Valverde pela direita. Ambos, à medida que o time recuava, transformavam-se em meio-campistas e, por fim, em laterais. Desta forma, chegava-se à linha de cinco defensiva, tanto no Inter quanto no Real Madrid.

É relevante destacar que, tanto Patrick, quanto Valverde, são jogadores de meio-campo por característica e conseguem algo muito difícil, que é se alternar entre as três linhas de uma equipe de futebol. E, vale acrescentar que Caio Vidal (ponta-direita) e Vinícius Júnior (ponta-esquerda), quando as equipes que citamos recuavam, juntavam-se aos três jogadores do meio-campo, ambos fazendo o quarto jogador de meio. Aí chegamos ao 5-4-1.