Início Sem categoria Quarta-feira foi dia de voltar à escola

Quarta-feira foi dia de voltar à escola

Estudantes da Educação Infantil, bem como dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipal e particular tiveram primeiro dia de aula presencial

No Colégio Mauá, quarta foi dia de aula presencial para os pequenos – Luciana Mandler

Luciana Mandler
[email protected]

Os alunos da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede privada de Santa Cruz do Sul tiveram autorização da prefeita Helena Hermany para retornarem às aulas presenciais na terça-feira, 23. No entanto, voltaram às atividades nessa quarta, 24. O retorno ocorreu após o governador Eduardo Leite acatar o pedido de prefeitos, tendo em vista a dificuldade de muitos pais em não ter com quem deixar os filhos quando saem para trabalhar, assim como a dificuldade de efetiva alfabetização das crianças com as aulas virtuais.

No Colégio Mauá, o ano letivo iniciou com 2.100 estudantes. A maioria de forma remota. Na Educação Infantil, as aulas voltaram presencialmente em duas unidades, com turmas nos turnos da manhã e tarde. Na Unidade 1 são atendidos alunos a partir dos dois aos cinco anos e na Unidade 2 (antiga Criança e Cia) atende desde Berçário até o Nível 5 (cinco anos).

O educandário iniciou as aulas remotas na terça-feira, e aguarda a volta da região à bandeira vermelha (com regras da bandeira laranja pelo plano de Cogestão) para a retomada das atividades presenciais das demais turmas, conforme estava programado até a sexta-feira, 19, de acordo com o diretor Nestor Raschen.

Nas turmas em que pôde ocorrer o retorno presencial, a maioria das famílias opteram por levar seus filhos para a escola. Para aqueles que ainda têm receio ou possuem casos suspeitos na família, a orientação é de que fiquem em casa.

EDUCAR-SE

Na Escola de Educação Básica Educar-se, retornaram às atividades nessa quarta, 112 estudantes. Sendo 38 alunos da Educação Infantil, 39 das turmas do 1º ano e 35 das turmas do 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conforme a assessoria de imprensa, as crianças da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do ensino fundamental terão aula presencial somente no turno da manhã. As demais turmas também têm aula no mesmo período, mas de modo remoto. Já o turno Educar-se, que ocorre à tarde, permanece suspenso até que haja alterações nos protocolos.

No momento, é possível atender essas turmas de forma integral. Para isso, a Educar-se ajustou algumas salas de aula. Todas elas atendem a capacidade sinalizada nos protocolos de segurança. Embora todas as crianças, das referidas turmas, possam voltar à escola, algumas famílias optaram pela não presencialidade neste momento.
Ao ser questionada sobre a sistemática pedagógica, a assessoria de imprensa informou que, na sala de aula a sistemática permanece a mesma. Aqueles que não estiverem de modo presencial, no entanto, recebem as atividades para realização em casa. Essas crianças possuem horário específico para encontro com o professor.

SÃO LUÍS

No Colégio Marista São Luís, o retorno presencial ocorreu para aproximadamente 200 estudantes da Educação Infantil, e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. De acordo com a assessoria de imprensa, para todos os níveis, as aulas vão ocorrer diariamente de forma remota, em horário normal. Para Educação Infantil e anos iniciais à tarde e para anos finais e ensino médio pela manhã.

Para a Educação Infantil e anos iniciais, com um tempo pré-determinado para as aulas e outro para as disciplinas especializada como: educação física, inglês, música, entre outras. Além dos materiais que serão entregues por meio do drive-thru, a plataforma Marista Virtual 3.0 também será utilizada para as trocas entre professores e estudantes, as lives acontecem no Mirosoft teams.

REDE MUNICIPAL

Na rede pública municipal, as aulas puderam ser retomadas a partir de quarta-feira, 24, para os estudantes de zero a três anos, atendidos nas 20 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), somadas a mais 14 instituições de ensino conveniadas. Nas EMEIs do Município foi adotado o modelo de alternância, ou seja, um grupo frequenta a escola nesta semana, e outro, na próxima, e assim sucessivamente.

Conforme as regras estabelecidas pelo decreto do Governo do Estado, a orientação é de que, em todos os espaços que as crianças frequentarem, inclusive em sala de aula, o distanciamento seja de 1,5 metro entre elas.
Para a prefeita Helena Hermany é importante que o Governo do Estado inicie o quanto antes a vacinação de professores e profissionais da Educação.

EM MARÇO

As aulas da pré-escola (quatro a cinco anos), Ensino Fundamental, educação de jovens e adultos, está previsto para o dia 8 de março, conforme estabelecido pelo Governo do Estado.

MATRÍCULAS

A matrícula de novos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nas escolas municipais foi remarcada, ficando entre 24 de fevereiro a 5 de março. Os pais devem entrar em contato com as escolas para agendar um horário.