Início Saúde Rede de atenção primária adota novo protocolo para realização do teste da...

Rede de atenção primária adota novo protocolo para realização do teste da linguinha

Foto: Secom / Arquivo

Por ocasião do Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, está lançando o Protocolo de Avaliação e Terapêutica nas Alterações de Frênulo Lingual em Bebês e vai promover no mês de setembro uma capacitação para os servidores da rede de atenção primária. O objetivo é instrumentalizar os profissionais para que estejam aptos a identificar, de forma precoce, possíveis alterações no freio lingual de recém-nascidos, o que configura uma das causas do desmame precoce.

De acordo com a coordenadora do Centro Materno Infantil (Cemai), enfermeira Thais Weiss, o protocolo foi elaborado a partir de demandas de serviços como o Programa Bem-Me-Quer e o Plantão Pediátrico, que atenderam recém-nascidos com dificuldade de ganho de peso, pega inadequada na mama e mães com fissuras nas mamas “Com avaliação e diagnóstico precoce, a ideia é promover o aleitamento materno e o melhor desenvolvimento das funções orais do bebê”, explicou ela.

A avaliação do frênulo lingual, o chamado teste da linguinha, é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causados pela língua presa, que pode comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar. De acordo com a legislação a realização do protocolo é obrigatória em todos os hospitais e maternidades do Brasil. A partir da capacitação dos profissionais da rede de atenção básica, o teste poderá ser feito também nas unidades de saúde do Município.

Por: Prefeitura de Santa Cruz