Início Geral Regional Sindical VRP e Baixo Jacuí sob nova direção

Regional Sindical VRP e Baixo Jacuí sob nova direção

Fotos: Divulgação/RJ
Na posse: Cristian Wagner, Andréia Silvane Gabe dos Santos, Sérgio Luís Reis,
Aldemir José de Menezes Santos, Vilce Teresinha Leão Nunes e Martin Alencar da Rosa Dorneles

O ano já iniciou com eleição e posse de nova Coordenação e Conselho Fiscal da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí para o biênio 2022-2023. Na manhã de terça-feira, 4, ocorreu a assembleia geral extraordinária da instituição, que abrange dez sindicatos de trabalhadores rurais e 16 municípios da região central do Rio Grande do Sul.
Vilce Teresinha Leão Nunes passou a coordenação para Sérgio Luís Reis. Também foram empossados Cristian Wagner (Vera Cruz) como vice-presidente; Andréia Silvane Gabe dos Santos (Passo do Sobrado), tesoureira; Aldemir José de Menezes Santos (Rio Pardo), secretário; e Martin Alencar da Rosa Dorneles (Santa Cruz), diretor educacional promocional. Durante a assembleia também foram tratados diversos assuntos voltados ao novo cartão de convênios da Regional Sindical, comissão de jovens, mulheres e aposentados, estiagem, Grito de Alerta, 8 de março, tabaco e outros.

O COORDENADOR

Sérgio Luís Reis iniciou no movimento sindical aos 18 anos, quando se associou ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul (STR). Agricultor familiar na área do tabaco e culturas de subsistências, adquiriu experiência em diretoria de associações e cooperativas. Passou a integrar o Conselho Fiscal do STR e, após oito anos, a diretoria com o cargo, desde 2014, de tesoureiro.

Sérgio Luís Reis é o novo coordenador


Através da inserção na diretoria do sindicato, foi convidado para ser tesoureiro da Regional do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, posição em que esteve nos últimos dois anos, sendo empossado, agora, como coordenador. Sérgio também faz parte, em nível estadual, como suplente, do Fórum Nacional da Cadeia Integrada do Tabaco (Foniagro), pertencente à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e que também engloba a comissão técnica do levantamento de custo e produção, que envolve as entidades sindicais, Afubra e indústrias fumageiras.


Conforme Reis, a coordenação contempla inúmeras comissões com pessoas que representam a diretoria dos dez sindicatos da regional – Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, General Câmara, Rio Pardo, Gramado Xavier, Pantano Grande, Vera Cruz, Cachoeira do Sul e Cerro Branco. Como exemplos, os órgãos voltados a mulheres, jovens, política agrícola, aposentados, tabaco, cadeia do leite, meio ambiente e sustentabilidade.

Os empossados

Presidente: Sérgio Luís Reis – STR Santa Cruz do Sul
Vice-Presidente: Cristian Wagner – STR Vera Cruz
Tesoureira: Andréia Silvane Gabe dos Santos – STR Passo do Sobrado
Secretário: Aldemir José de Menezes Santos – STR Rio Pardo
Diretor Educacional e Promocional: Martin Alencar da Rosa Dorneles – STR Santa Cruz do Sul

Diretores suplentes


Paulo Ricardo Vieira da Cunha Machado – STR Cachoeira do Sul
Luciano Aloísio Walker – STR Venâncio Aires
Vilce Teresinha Leão Nunes – STR Pântano Grande
Tânia Lizete Kroth – STR Passo do Sobrado

Conselho Fiscal


Efetivos
Valério Altair Karsburg – STR Cerro Branco
Luiz Tomazzi – STR Gramado Xavier
Carline Andréia Linck – STR Venâncio Aires
Suplentes
Rosane Lopes dos Santos – STR Rio Pardo
Lisane Michele Franck – STR Venâncio Aires
Renato Pinheiro Soares – STR Cachoeira do Sul

Ana Souza
[email protected]