Início Política Rodrigo Rabuske e Henrique Hermany farão suas estreias na Câmara

Rodrigo Rabuske e Henrique Hermany farão suas estreias na Câmara

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Um Legislativo com caras novas será visto a partir de 1º de janeiro de 2021, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Entre os 17 vereadores eleitos, oito novos edis estarão estreando no Legislativo, sendo na sua maioria jovens que ingressaram na política com muita vontade de trabalhar em prol da comunidade. Entre os estreantes eleitos, o Riovale apresenta Henrique Hermany (Progressistas), segundo mais votado, com 2.073 votos, e Rodrigo Rabuske, quinto mais votado, com 1.449 votos.

Aos 40 anos, Henrique Hermany é um estreante com experiência na política. Filho mais novo do ex-prefeito e vereador Edmar Hermany e da prefeita eleita Helena Hermany, pai de Livia, Maria e da pequena Eduarda, que está a caminho e companheiro de Fernanda.

Henrique Hermany frisou que tem como objetivo proporcionar resultados positivos para Santa Cruz. Divulgação



Henrique acompanhou de perto a trajetória política dos pais e também do tio-avô, o ex-prefeito Arno Frantz (IM), pessoa que sempre citou como exemplo na política. Advogado, é pós-graduado em Direito de Família e Sucessões, com MBA em Gestão Hospitalar. Atuou como assessor Jurídico do Município de Vale do Sol e em 2013, assumiu a Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte de Santa Cruz do Sul. Na sequência, esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde, no período de 2015 e 2016, e retornou à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte de 2017 a 2019. No segundo semestre de 2019, foi nomeado diretor Administrativo-Financeiro do IPE Saúde, função que exerceu até março de 2020. Na Câmara de Vereadores, Henrique vai herdar a cadeira do pai, que após cinco mandatos como vereador, está se aposentando.

Questionado sobre por que decidiu se candidatar a vereador, Hermany frisou que sempre teve como objetivo proporcionar resultados positivos para Santa Cruz. “É desta forma que quero continuar agindo agora como vereador”. Sobre a votação recebida nas urnas, Henrique destaca que sempre soube que uma campanha de vereador é a mais difícil, ainda mais neste ano em que eram mais de 250 candidatos. “Na minha campanha contei com o grande apoio da minha família e dos meus amigos, que levaram as minhas ideias à população de Santa Cruz do Sul. Acredito que a minha votação se deve muito ao trabalho que já realizei até aqui, pela tradição familiar e do nosso partido”, disse.

Além de estrear na Câmara, Hermany viverá a curiosa situação de ter a sua mãe como prefeita. Ele frisa que a relação do vereador com a prefeita será a de um articulador do governo no Legislativo. “Como vereador, quero além de ser uma voz ativa da comunidade, buscar ser um elo de ligação, não só entre o Executivo Municipal, mas também junto ao Governo Estadual e Federal. Vou procurar ser um articulador do governo da Helena e Elstor, para que as coisas aconteçam no Legislativo”.

O vereador eleito destacou que será um parlamentar atuante com base na sua experiência e formação como advogado. “Não sou político por profissão. Sempre fiz política por ideal e porque quero fazer algo pela comunidade”, salientando ainda que seu principal objetivo será o de manter o trabalho que realiza em benefício da comunidade. “Vou trabalhar para fazer da política algo positivo e que traga resultados concretos à população”, finalizou.

A NOVA VOZ DE PINHEIRAL

Rodrigo Rabuske frisou que será um vereador de posição. Foto: Tiago Garcia

Quem também estará debutando no Legislativo é o contador e professor universitário Rodrigo Rabuske. Aos 32 anos, Rabuske é morador de Pinheiral, localidade onde estudou e trabalhou até os 20 anos como motorista e agricultor no cultivo do tabaco. Se formou em Ciências Contábeis onde passou a trabalhar na sua área de formação e realizar várias especializações, além de atuar como professor universitário na Unisc e, após, na Faculdade Dom Alberto. Tem forte atuação comunitária pela Associação Esportiva Recreativa Pinheiral e como presidente do Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin). Em 2014, foi presidente do PTB jovem e atuou como assessor do vereador Mathias Bertram, seu amigo pessoal. Após, integrou a equipe técnica de captação de recursos do deputado Federal Marcelo Moraes (PTB), atuando em Brasília.

Sobre o que motivou a se candidatar como vereador, Rabuske salienta que decidiu sair da indignação para agir e que ingressou na política motivado por Bertram. “Sempre estávamos juntos e com frequência falávamos em política. Como não tínhamos representação da localidade, o Mathias me convidou para integrar a campanha dele em 2016 e, após eleito, trabalhei com ele como assessor e me especializei na captação de recursos, conseguindo abrir portas em Brasília”, frisa. Sobre a votação, ele destaca que recebeu com surpresa a eleição. “Foi a primeira experiência política e para mim foi surpreendente, motivo de muito orgulho ser o quinto mais votado e ao mesmo tempo um compromisso forte de representar a altura a comunidade na Câmara”.

Sobre seus principais objetivos como vereador, ele destaca que irá defender as áreas da agricultura, educação e empreendedorismo para geração de emprego e renda no Município. “Quero criar a frente parlamentar da desburocratização, com o objetivo de auxiliar pessoas que desejam abrir negócios. Vou propor ideias que estejam de acordo com a legislação”, salientou.

Rabuske destacou que vê a renovação da Câmara de Vereadores de forma positiva. “São jovens com ideias mais abertas. A Câmara de Vereadores precisava e merece ter essa renovação para se aplicar reformas e leis que venham ao encontro das pessoas, sendo jovens que vêm com muito desejo de propor”.

Rabuske destacou que terá diálogo e portas abertas com a comunidade e que será um vereador de voz ativa e com posição. “Vou avaliar os projetos. Se for bom, será aprovado, e aqueles que merecem atenção, vou pedir informações e se preciso for, irei discordar com uma justificativa. Vamos ter diálogo e debater Santa Cruz de forma propositiva com o novo governo”, finalizou.