Início Educação Ronda escolar prepara-se para a retomada das aulas no segundo semestre

Ronda escolar prepara-se para a retomada das aulas no segundo semestre

Foto: Guarda Municipal / Secom

Com o término do recesso escolar e a retomada do ano letivo na rede pública municipal de ensino na próxima semana, prepara-se para entrar novamente em ação a chamada ronda escolar. Composta por uma viatura e dois guardas municipais, a ronda é um serviço diferenciado, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que atua exclusivamente na atenção às instituições de ensino, com o propósito de coibir casos de violência, uso e tráfico de drogas, entre outros males.

De acordo com um cronograma e seguindo um sistema de rodízio, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, a ronda dedica-se ao atendimento prioritário das 25 escolas municipais de ensino fundamental e das 20 escolas municipais de educação infantil. E quando solicitada, a ronda também presta apoio a Brigada Militar na atenção às escolas estaduais e particulares.

Conforme o coordenador da Guarda Municipal, Eberson Pereira Gonçalves, o envolvimento da comunidade escolar com as questões de prevenção em segurança pública cresceu com a presença da ronda escolar. Através de um número de WhatsApp, o 99505 3516, o contato com os agentes é permanente. “Esse é um trabalho de extrema necessidade e importância e que estamos constantemente aperfeiçoando. Os agentes foram selecionados com base na experiência e qualificação técnica e têm um olhar diferenciado para atuar junto a crianças e adolescentes”, explicou ele.

Eberson também ressaltou que o estreitamento das relações dos agentes de segurança com as equipes diretivas e com o quadro pedagógico das escolas permite um conhecimento mais aprofundado acerca das particularidades de cada bairro, de suas deficiências e vulnerabilidades.

Com o retorno das aulas, uma iniciativa que surgiu da ronda escolar também prepara-se apra voltar com força total neste segundo semestre do ano. É Projeto Guarda Costas – Construindo uma Cultura de Paz, que surgiu em 2018, com o objetivo de trabalhar a segurança preventiva dentro das instituições de ensino e de aproximar os agentes da comunidade. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEE), Setor de Fiscalização de Trânsito, Unisc e voluntários.

Esse projeto é muito importante porque ajudou a desmistificar a figura do agente de segurança. Antes havia uma resistência dos alunos, especialmente nos momentos de abordagem, até porque muitas crianças não conheciam o nosso trabalho. É muito bom poder contribuir para além da segurança preventiva, mas também com o processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou Eberson.