Início Destaque Rota aérea completa um ano

Rota aérea completa um ano

Cerca de 180 voos já efetuaram o trajeto e a perspectiva é de aumento neste segundo semestre

Aeroporto Luiz Beck da Silva passou por adequações e recebeu um terminal para viabilizar a rota regional (Foto: Banco de Imagens/ RJ)

Luísa Ziemann
[email protected]

Realizar o trajeto Santa Cruz do Sul/Porto Alegre ou Porto Alegre/Santa Cruz do Sul em apenas 45 minutos e evitar todo o trânsito comum na viagem, sobretudo na chegada ou saída da capital gaúcha. É isso que a Azul Conecta, uma empresa sub-regional do grupo Azul Linhas Aéreas, oferece aos usuários de seus voos desde 4 de agosto de 2021. O avião que atende a demanda é um Cessna Gran Caravan, em todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Para isso, inclusive, foi construído um terminal no Aeroporto Luiz Beck da Silva. Em um ano de atividade, cerca de 180 voos já efetuaram o trajeto pelo céu gaúcho e a perspectiva é de aumento.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz, Márcio Farias Martins, a rota aérea regular instalada pela Azul Conecta é de extrema importância para o município. “Ela facilita a nossa conexão com o mundo, já que podemos sair do nosso próprio aeroporto”, salienta. “Isso tem auxiliado bastante as pessoas que viajam tanto a lazer como a trabalho para qualquer parte do país e até mesmo ao exterior.” Segundo ele, a média é de quatro a cinco passageiros por voo.

Martins manifestou o desejo de aumento da regularidade das viagens aéreas. “Seria importante que esses voos fossem diários, mas isso ainda está sendo avaliado pela companhia. A solicitação já foi enviada à empresa”, revelou. O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), César Cechinato, concorda com o secretário e entende que esse aumento auxiliaria, inclusive, a firmar a clientela. “Pelo que nos consta, os voos acontecem com boa lotação, mas, no nosso modesto entender, deveria ser diário, até para fidelizar o usuário. Cremos nessa potencialidade local e regional. Pretendemos sensibilizar a empresa Azul neste sentido”, afirmou.

Cechinato acentuou que a aviação regional tem grande potencial de crescimento no Brasil. “Foi uma pena que o projeto de estruturação de vários aeroportos regionais, no qual o Luiz Beck da Silva estava incluso, teve seus recursos contingenciados no governo Michel Temer. Depois veio a pandemia e somente agora as viagens a negócios e a turismo estão voltando à normalidade”, observou. O presidente da ACI vislumbra trajetos ainda maiores saindo de Santa Cruz. “Creio que, além de uma rota para Porto Alegre, também temos potencialidade, local e regional, para uma linha para São Paulo em conexão com o Aeroporto de Jaguaruna, que atende o sul de Santa Catarina”, apontou.

Essa possibilidade já vem sendo estudada pela entidade empresarial desde o ano passado. “A demanda dos Vales do Rio Pardo e Taquari com a região sul de Santa Catarina viabilizariam comercialmente uma rota Santa Cruz do Sul-Jaguaruna-São Paulo”, reforçou. “O ganho de tempo que proporciona para executivos de negócios e usuários em geral é o grande diferencial, tanto numa linha regular para Porto Alegre como a que temos, quanto para São Paulo, que poderíamos ter.”


Conforme a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas, no primeiro ano de operações em Santa Cruz foram realizados cerca de 180 voos na rota, resultado já esperado pela empresa conforme as perspectivas de mercado. Em nota, a empresa informou que “tem como um de seus principais compromissos conectar todos os cantos do Brasil e ajudar no desenvolvimento do turismo e economia locais. Para o segundo semestre de 2022, a companhia prevê estabilidade na malha, consolidando a capacidade que já está em operação”.

CUSTO DA VIAGEM

Quem tiver interesse pode fazer uma simulação de compra de passagem no site da Azul Conecta. Na pesquisa realizada pela equipe do Riovale Jornal, o valor da passagem para uma pessoa no trajeto Santa Cruz/Porto Alegre na próxima segunda-feira é de R$ 167,90. Já para a rota Porto Alegre/Santa Cruz o bilhete individual sai por R$ 208,95. A consulta pode ser feita no www.voeazul.com.br/azulconecta.