Início Saúde Saiba quais cuidados deve ter com sua visão

Saiba quais cuidados deve ter com sua visão

Luciana mandler
[email protected]

Foto: Agência Brasil

O cuidado com a visão é tão importante quanto os demais cuidados com a saúde. O oftalmologista deve ser procurado, de maneira preventiva, em todas as idades e sempre que perceber alguma alteração visual. Conforme o oftalmologista Jaime Fracasso Junior, a primeira consulta deveria ser realizada logo após o nascimento, com o intuito de complementar o teste do olhinho já realizado na maternidade e, assim, corrigir possíveis alterações.

“O acompanhamento deve seguir na infância, preferencialmente antes dos quatro anos de idade, uma vez que o desenvolvimento visual se dá até por volta dos sete anos”, explica o profissional. “Caso as alterações visuais não forem detectadas e devidamente tratadas antes deste prazo, a criança poderá desenvolver ambliopia e apresentar incapacidade permanente de enxergar”, acrescenta. Já durante a adolescência, o doutor Jaime salienta que muitos jovens podem apresentar dificuldade de aprendizado devido à baixa visão e na idade adulta, muitas doenças que levem a cegueira podem ser detectadas em exame de rotina.

Além dessas situações habituais, o oftalmologista deve ser procurado sempre que o paciente perceber alguma alteração visual, apresentar desconforto ou vermelhidão nos olhos, ou tiver casos de perda visual ou doença severa na família.

Para que a saúde da sua visão esteja em dia, confira a entrevista com o oftalmologista Jaime:

Doutor Jaime Fracasso Junior. Foto: Divulgação

Riovale Jornal – Quais as principais doenças que podem afetar a visão?

Jaime Fracasso Junior – A necessidade de correção de erros refrativos, ou seja, a indicação de uso de óculos é uma grande causa de dificuldade de visão. Doenças inflamatórias como uveítes ou infecciosas, como alguns tipos de conjuntivites também podem causar grande dano visual. No Brasil e no mundo, as três principais causas de cegueira são a catarata, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Doenças sistêmicas como Diabete Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica também podem causar sérios danos oftalmológicos.

RJ – Como perceber alguma anomalia na visão?

Jaime – Além dos sintomas mais conhecidos como dor ocular, vermelhidão, coceira, dores de cabeça, deve-se ficar atento a sinais de embaçamento visual, tortuosidade de objetos, aparecimento de pontos pretos ou brilhantes na visão. A percepção de alguns desses sintomas indica necessidade urgente de atendimento oftalmológico, afim de detecção imediata e tratamento correto de doenças potencialmente graves.

RJ – É importante fazer revisão anual, exames periódicos preventivos? Se sim. Que exames são esses?

Jaime – O médico oftalmologista saberá indicar a frequência ideal de consultas para cada paciente. Em muitos casos uma revisão anual rotineira será satisfatória, porém, em casos individualizados, como na presença de alterações oculares ou predisposições a doenças oftalmológicas graves, há indicação de consultas em menor espaço de tempo. Revisões de rotina são essenciais para diagnóstico precoce de doenças silenciosas que podem levar a cegueira. Deve-se realizar uma consulta com verificação da acuidade e visual, pressão intraocular e mapeamento de retina. Caso observada alguma alteração suspeita, exames complementares podem ser necessários.

RJ – Alguns cuidados no dia a dia para evitar futuros problemas de visão?

Jaime – A principal atitude é uma velha conhecida: a prevenção. Além disso, cuidados de higiene como evitar contato das mãos sujas com olhos, alimentação saudável e uso de óculos escuros contribuem para o cuidado com os olhos. Devemos lembrar ainda importância de uso de óculos de proteção em atividades de risco e o controle de doenças sistêmicas como hipertensão arterial e o diabete que podem levar a lesões oculares.