Início Esporte Santa Cruz do Sul recebe 1º Campeonato Virtual da Stock Car

Santa Cruz do Sul recebe 1º Campeonato Virtual da Stock Car

A cidade gaúcha foi escolhida para sediar uma das quatro etapas da competição inédita – Divulgação Guga Lima

O município de Santa Cruz do Sul foi um dos escolhidos para sediar uma das quatro etapas do 1º Campeonato Virtual da Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro. Com a participação dos pilotos da Stock Car e da Stock Light, a competição teve início nessa quarta-feira, 1º de julho, no Velo Città, em São Paulo. A etapa a ser realizada no Rio Grande do Sul será no dia 15 de julho. O e-Stock Car Racing terá corridas em quatro traçados, ao total, terminando em Interlagos, em 11 de novembro.

O piloto Gustavo Lima, mais conhecido como “Guga Lima”, participa do evento e é apoiado por uma parceria inédita com a Estácio. O aluno Sandro Valerino e a coordenadora do curso de Jogos Digitais do campus Praça XI-RJ, Regina Felício, foram os idealizadores do projeto do carro que será pilotado por Guga. 

O evento replica no mundo virtual as emoções de uma das mais disputadas e profissionais categorias do mundo. Os amantes do esporte poderão acompanhar as corridas por meio do link: https://www.grandepremio.com.br/stock-car/ e das redes sociais da Stock Car. Vale lembrar que cada etapa consistirá de treinos livres, classificação e corrida, oferecendo cerca de uma hora de atração aos fãs de automobilismo nesta fase de distanciamento social.

O e-Stock Car Racing será disputado dentro da plataforma Automobilista2, nova versão de um dos mais populares jogos de corrida virtual. “Nossa meta é oferecer aos fãs mais contato com os pilotos e o ambiente da Stock Car. Certamente o público que nos acompanha está ressentido dessa longa parada que todos estamos fazendo em função da pandemia. E essa será uma boa prévia do que verão na pista, no campeonato real”, diz Carlos Col, CEO da Vicar, promotora da Stock Car e Stock Light. “Este campeonato será uma forma de manter essa conexão, que é tradicional e forte entre o público que gosta de corridas e a Stock Car”, conclui. 

A Stock Car será a principal atração da nova versão do jogo Automobilista. “Será o primeiro campeonato oficial de e-sports no Automobilista 2, e só poderia ser com uma categoria da envergadura da Stock Car, com quem já temos uma década de parceria”, diz Renato Simioni, chefe executivo da Reiza. “O Automobilista2 representa um grande salto em sofisticação e fidelidade em relação aos nossos simuladores anteriores. Então, com pilotos da Stock Car e Stock Light na pista temos tudo para ser uma grande competição”, diz o executivo da Reiza. 

“Fico muito honrado em contar com o apoio da Estácio, pois a instituição de ensino já tem uma forte tradição de apoiar o esporte brasileiro. Neste primeiro momento nossa parceria se dará virtualmente. Os valores da companhia têm muita sinergia com os valores que carregam comigo e também na pista”, comenta o piloto Guga Lima.   

“Sandro Valerino é um expert como artista e, juntos, modelamos a proposta do carro que foi bem desafiadora. É sempre uma grande satisfação trabalharmos para o mercado de jogos digitais, pois já estamos acostumados a participar de grandes eventos deste setor, como a Game XP, por exemplo. O design do automóvel contou com uma inspiração moderna e inovadora”, afirma Regina Felício, professora e coordenadora do curso de Jogos Digitais da Estácio.   

CONFIRA O CRONOGRAMA DAS CORRIDAS VIRTUAIS 

1ª etapa – 01/07 – Velo Città – São Paulo 
2ª etapa – 15/07 – Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul 
3ª etapa – 23/09 – Cascavel – Paraná 
4ª etapa – 11/11 – Interlagos – São Paulo 

Sobre o programa Estácio no Esporte 

O programa Estácio no Esporte existe desde 2013 e é um dos pilares do Programa de Responsabilidade Social Corporativa da Instituição, ao lado de Escola, Cidadania, Cultura e Inovação e Empreendedorismo. Atualmente, são mais de 500 atletas e paratletas apoiados por meio de bolsas de estudo, além da promoção de alguns dos principais eventos esportivos do Brasil, bem como parcerias com diversas ONGs e instituições esportivas. 

Por meio do pilar Esporte, a Estácio é hoje uma das maiores incentivadoras do segmento no país. A Instituição, que também é signatária do Pacto pelo Esporte, conta com atletas como Chloé Calmon (surfe), Laís Souza (ex-atleta de ginástica), Marcelinho Machado (ex-atleta de basquete e comentarista do Sportv), entre outros. 

Presente nos Jogos Rio 2016, a Estácio foi a primeira instituição de ensino apoiadora olímpica e, por meio de sua área de soluções corporativas, foi a provedora dos serviços de seleção e capacitação dos 140 mil voluntários e 6000 colaboradores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Também em 2016, a companhia conquistou o Prêmio Aberje Nacional na categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas com o case “Estácio no Esporte – Formando Campeões”. O case mostrou a forte e ampla ligação da instituição com o esporte ao longo dos anos e no período dos Jogos Olímpicos.