Início Geral Santa Cruz do Sul terá granja com produção diária de até vinte...

Santa Cruz do Sul terá granja com produção diária de até vinte mil ovos

Foto: Matheus Prestes

Entre o final deste ano e o início do ano que vem, Santa Cruz do Sul deverá contar com a primeira granja para produção de ovos comerciais com capacidade de até duas mil dúzias por dia, em um investimento inicial de aproximadamente R$ 1,8 milhões. O empreendimento, considerado de médio a grande porte, está na fase de licenciamento e será instalado em uma área de nove hectares, na localidade de Quarta Linha Nova Baixa.

Nesta sexta-feira, 3, o casal de produtores Lauderio Schlee e Maria Vera Knorst Schlee, oriundos do município de Morro Reuter, e já com larga experiência na atividade, apresentaram o projeto da granja aos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e deram início ao requerimento de inclusão no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), para adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS), o que vai garantir a comercialização do produto em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

A escolha pelo Vale do Rio Pardo e mais especificamente pelo município de Santa Cruz do Sul, segundo contam os produtores, deu-se após um minucioso estudo de mercado. “Aqui a população praticamente consome ovos que vem de fora. Estando no município vai ficar mais fácil a comercialização”, disse Laudério. Também a pandemia foi mencionada como mais uma razão pela qual as pessoas querem adquirir cada vez mais produtos locais. O empreendimento, embora ainda em construção já tem nome, uma homenagem à cultura germânica. “Vai se chamar Alles Blau”, contou o empreendedor.

Para auxiliar o empreendimento em sua fase de instalação, a Prefeitura, por meio da Seagri, já está colaborando na execução da terraplenagem, na construção dos acessos, melhorias na drenagem do terreno entre outras intervenções de infraestrutura. Os incentivos acontecem via Lei de Agroindústria, por meio da Programa Patrulha Agrícola.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Tiago Staub, atender bem o interior é uma determinação do governo Telmo Kirst. “Este investimento consolida a ideia de que o município está prontamente estruturado para receber novos empreendimentos e promover a diversificação e a geração de mais renda para nossos agricultores”, definiu.

O projeto contempla uma estrutura de quatro mil metros quadrados, divididos em aviários, depósito de ração, depósito de esterco e entreposto de ovos. A granja está sendo construída para dar conta do ciclo completo da produção, desde a criação das aves, a produção de ovos propriamente dita, inspeção, embalagem, rotulagem e por fim a comercialização. Nos primeiros dois anos serão instalados cinco aviários, chegando a sete no total.

Os produtores residirão na propriedade e para isso já estão construindo a moradia. Já a mão de obra para tocar a atividade no primeiro ano vai envolver de seis a sete trabalhadores, incluindo o casal. Na primeira fase serão adquiridas cerca de 24 mil aves, podendo chegar, conforme as projeções, a 40 mil quando a granja estiver produzindo em sua capacidade máxima.