Santa Cruz em nova atualização fica entre as regiões com menor índice de isolamento social

Foto: Ricardo Gais/Riovale Jornal

Após despencar no placar em termos de isolamento social no comparativo com os demais Estados, o Rio Grande do Sul registrou uma pequena reação na última semana e agora aparece entre as três primeiras posições. No monitoramento do período de sete dias encerrado nesse domingo, 1º, o índice da população que evitou aglomerações ficou em 42,1%. Na semana anterior, o percentual estava em 41,4%, quando o estado ficou na 10ª colocação nacional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%, patamar que na última semana os gaúchos se aproximaram apenas nos finais de semana (47%). Neste aspecto, a pesquisa desenvolvida pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 mostra que o estado segue com uma diferença de isolamento entre os dias úteis (38,7%) e o fim de semana (44,3%) maior do que no restante do Brasil.

Santa Cruz registrou a média semanal de (38,4%), bem abaixo da média estadual (42,1%) e nacional (40,3%). Durante os dias úteis se percebe que esse número cai ainda mais chegando a (36,2%). Durante o fim de semana ocorre uma elevação para (43,9%). No entanto, Santa Cruz conforme o mais recente estudo a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, a região está entre as que apresentam menor índice de isolamento social no Estado: Lajeado (37%), Bagé (37,4%), Santa Cruz do Sul (38,4%), Santa Rosa (38,4%) e Caxias do Sul (38,6%).

Divulgação/Governo do Estado

As regiões de Pelotas (44,5%), Porto Alegre (43,6%), Capão da Canoa (42,9%), Uruguaiana (41,5%) e Canoas (41%) são, pela ordem, as que apresentaram os melhores indicadores. Em algumas dessas áreas, o índice de isolamento beirou os 50% nos finais de semana.

Confira AQUI o estudo completo.