Início Educação Secretaria Municipal de Educação divulga datas para início do ano letivo

Secretaria Municipal de Educação divulga datas para início do ano letivo

Foto: Pixabay

A Secretaria Municipal de Educação (SEE), de Santa Cruz do Sul, divulgou nesta quarta-feira, 3, que o ano letivo nas escolas municipais de ensino fundamental terá início no dia 8 de março, seguindo o calendário adotado pela rede estadual. Na mesma data começam as aulas da pré-escola, ou seja, para alunos de 4 e 5 anos, e das turmas de educação de jovens e adultos. Já os pequeninos, de zero a três anos de idade, das turminhas de educação infantil, iniciam as atividades no próximo dia 18, após o feriado de carnaval.

Antes disso é o momento dos professores se preparem para o novo ano, juntamente com as direções e equipes pedagógicas. No período que antecede o início das aulas, docentes da educação infantil, ensino fundamental e Eja estarão dentro das instituições de ensino organizando o fechamento do ano letivo 2020 e preparando a parte pedagógica para este ano.

O modelo que será seguido em 2021 é o híbrido semanal, com alternância entre grupos de alunos. Enquanto um grupo terá aulas presenciais na escola durante uma determinada semana, o outro estará em casa, com aulas remotas. Na semana seguinte a situação se inverte, o grupo que estava em casa passa a ter aulas presenciais e o que estava em sala de aula fará as lições em casa. Os protocolos a serem seguidos, com as regras de distanciamento social e segurança sanitária, serão os estabelecidas pelo governo do Estado, tendo como interlocução permanente o Comitê Gestor do Município e COE Municipal.

Como já é de praxe, anualmente a SEE promove um momento especial de formação dos docentes. É a Jornada Pedagógica que nesta edição traz o tema Educação integral voltada para a prática pedagógica, interação e pelas competências previstas na Base Nacional Comum Curricular e no documento do território municipal de Santa Cruz do Sul. Serão ao todo 40 horas de formação, sendo 16 horas a cargo dos próprios estabelecimentos de ensino, que terão autonomia para fazer seus projetos e as outras 24 horas em palestras oferecidas pela SEE.

Em razão da pandemia, a jornada será disponibilizada online para todos os professores nas salas multimídias dos próprios educandários. Eles deverão acompanhar as atividades dentro de seus turnos de trabalho e registrar presença. A ocupação das salas não poderá exceder 50% e os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 deverão ser rigorosamente respeitados.

O secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel, destaca a importância da educação e do direito de aprendizagem de todos os estudantes, sempre respeitando os devidos protocolos de segurança nesse tempo de pandemia. Ele destacou a importância do diálogo permanente e da transparência. “A educação é construída todos os dias com a participação e o envolvimento da comunidade escolar”

Programação da I Jornada Pedagógica

22/02 – 8h às 11h: Abertura e palestra A ética do cuidado na escola
Palestrante: Socióloga Lourdes Atié
Somente no turno da manhã

01/03 – 8h às 11/13h30 às 16h: Palestra O encantamento pelo ato de educar
Palestrante: Pedagoga Regina Shudo
Manhã ou tarde

02/03 – 8h às 11h/13h30 às 16h: Palestra Inclusão: ampliando e ressignificando o foco
Palestrante: Psicopedagoga Vanessa Freitas
Manhã ou tarde

03/03 e 04/03 – 8h às 11h/13h30 às 16h: Palestra Perspectivas para o ensino híbrido
Palestrante: Master Coach Jackes Heck
Manhã ou tarde

05/03 – 8h às 11h: Bate papo com convidados sobre O contexto atual da Educação em regime de colaboração
Professor João Miguel Wenzel – Secretário Municipal de Educação
Daniela Roehs Laner – Diretora do Senac
Mestre Fabiane B. Pedro – Coordenadora da UNCME – RS
Doutora Vanessa Saldanha de Vargas – Promotora de Justiça Regional da Educação de Santa Cruz do Sul