Início Geral Semana da Indústria da ACI debate o presente e o futuro do...

Semana da Indústria da ACI debate o presente e o futuro do setor

Inovação e investimentos estão no centro dos debates em Santa Cruz

Com o objetivo de valorizar a importância do setor na economia do Estado e do País, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul promove, de terça a quinta-feira, 24 a 26, a Semana da Indústria. A iniciativa inédita na região conta com o apoio de entidades e organizações locais e estaduais, que atuam para o desenvolvimento e a qualificação setorial. Nesta primeira edição, a programação oferece eventos com foco em temas atuais, voltados ao presente e ao futuro da indústria local, gaúcha e brasileira.


Atento ao drástico processo de desindustrialização do Brasil, o presidente da ACI, Cesar Cechinato, projeta que a Semana da Indústria será um espaço para debater e refletir sobre esse e outros temas ligados à necessidade de inovação do setor. “Temos que chamar a atenção para a importância da indústria de transformação, que está perdendo espaço no País, e alertar para a urgência de inovar”, acentuou.


A abertura da Semana da Indústria aconteceria na noite dessa terça-feira, 24, no Memorial da Unisc, com o empresário Daniel Randon, presidente das empresas Randon e do Transforma RS. As inscrições para todos os eventos são gratuitas. Outras informações na ACI pelo telefone/WhatsApp (51) 3713-1400. Os realizadores da Semana da Indústria de Santa Cruz do Sul, junto com a ACI, são Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Senai, Sesi, Unisc, Banco do Brasil, Sebrae, BRDE, Finep, Fundopem, Sinditabaco, Sindivest e Imply.

Hoje, a partir das 8h30, no auditório da Imply


Investimento e inovação


• Mediação: Tironi Paz Ortiz, vice-presidente de Indústria da ACI e diretor-presidente da Imply, e Marlon Bentlin, diretor de Integração e Desenvolvimento Regional da ACI
• Alexander Leitzke, gerente de Planejamento do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Rio Grande do Sul: “Crédito e Desenvolvimento para as Indústrias”
• Gustavo Rech de Oliveira, coordenador da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico: “Fundopem: Incentivos Fiscais Estaduais para Indústrias”
• João Florêncio da Silva, do Departamento Regional Sul da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação): “Recursos para inovação nas indústrias”
• Rozana Beatriz da Silva Gomes, gerente de Comércio Exterior para o RS do Banco do Brasil: “Financiamentos ao Comércio Exterior”
• Apresentações dos cases de internacionalização e novos mercados da Metalúrgica Venâncio, pelo CEO da empresa, Marcelo Campos, e da Imply, pelo diretor-presidente Tironi Paz Ortiz


Amanhã, a partir das 19h30, no auditório da TecnoUnisc
(bloco 19 da Unisc)


Olhar para o futuro


• Mediação: Rafael Kirst, diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc
• Leonel Tedesco, professor da Unisc e doutor em Ciências da Computação: “Indústria 4.0 – Onde estamos, e os desafios para chegar lá”
• Fábio Guerra, consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e especialista em Marketing Estratégico e Gestão Estratégica de Vendas: “Novas tecnologias e futurismo”