Início Polícia Série de acidentes em esquina preocupa moradores

Série de acidentes em esquina preocupa moradores

Segundo dados da BM, cruzamento da Avenida João Pessoa com a rua Augusto Spengler já registrou 11 acidentes nos últimos dois anos

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Acidente registrado na manhã da última quarta, 24, foi o quarto caso registrado somente neste ano na esquina da Augusto Spengler com a João Pessoa – Rolf Steinhaus

“É a esquina mais perigosa de Santa Cruz”. É desta forma que a professora aposentada, Losita Terezinha Mahl, se refere à esquina da Avenida João Pessoa com a rua Augusto Spengler, no bairro Universitário. Residente há 38 anos na esquina, ela relata que já testemunhou uma série de acidentes graves no local. O mais recente ocorreu na manhã da última quarta-feira, 24, entre um Peugeot com placas de Santa Cruz e um Grand Livina, que pertence à Prefeitura de Herveiras, que acabaram colidindo na esquina. Segundo a Brigada Militar, ninguém ficou ferido, mas a violência do impacto resultou em danos materiais de grande monta, aumentando a preocupação de quem reside na região.

A professora aposentada conta que este foi o quarto acidente seguido registrado desde fevereiro deste ano no local, sendo que em um dos casos a grade da sua residência foi avariada e ainda não foi consertada. “Quando dá o estouro, eu tenho medo de sair e ver alguém morrer de tão forte que são as batidas”, conta ela. Sobre as causas, Losita acredita que o fato da rua Augusto Spengler ser de via dupla e preferencial em grande parte de sua extensão, e ter placa indicativa de PARE na esquina devido à Avenida João Pessoa, que também é de via dupla e preferencial, pode estar confundindo os motoristas que trafegam pela Augusto Spengler. Outro problema é o ponto cego devido ao trecho de subida da avenida próximo da esquina, causando dificuldades de visão aos motoristas no cruzamento. A moradora frisou que já encaminhou ofício para a Prefeitura pedindo melhorias no local, mas que até o momento não obteve resposta. “Acho que o melhor seria que a Avenida João Pessoa fosse em sentido único ou que se colocassem redutores de velocidade (quebra-molas) nos dois sentidos da rua Augusto Spengler próximo da esquina”, sugeriu a moradora.

Sindica de um prédio que fica nas proximidades, a moradora Dulce Maria Arend reside há 12 anos na região e também reforça a sua preocupação com a série de acidentes que vem ocorrendo na esquina. Ela frisou que já fez várias postagens nas redes sociais relatando o problema, mas que nada foi feito até o momento. “Tem ocorrido vários acidentes graves nesta esquina. Eu já fiz postagens nas redes sociais pedindo providências, mas ninguém faz nada. Será que vão esperar alguém morrer para que algo seja feito?”, questionou ela. A moradora também sugere que a Avenida João pessoa seja em sentido único e que se melhore a sinalização nas proximidades da esquina. Um terceiro morador, que pediu para não se identificar, também salientou a gravidade dos acidentes ocorridos e endossou o pedido pelo sentido único da João Pessoa. “Seria melhor fazer no sentido de quem desce para o centro. Acho que resolveria o problema do ponto cego em razão da subida, mas os engenheiros de mobilidade urbana saberão qual a melhor solução”, finalizou ele.

O QUE DIZ BRIGADA MILITAR E PREFEITURA

Conforme dados da Brigada Militar, nos últimos dois anos foram registrados 11 acidentes no local. Em 2019, ocorreram oito casos e neste ano foram três casos somente neste trecho até o momento. O comandante do 23º BPM, Giovani Pain Moresco, destacou que os acidentes no local têm ocorrido na sua maioria devido ao excesso de velocidade e falta de cuidados pelos motoristas no cruzamento. “O principal fator é o excesso de velocidade. Já observamos que as pessoas não costumam parar o veículo no cruzamento e por falta de atenção acabam ocorrendo as colisões”, disse. Ele destacou que pode ser feita uma engenharia de trafego com alterações na sinalização e colocação de redutores de velocidade no trecho ou uma campanha de conscientização com os motoristas, medida que ele considera ser ineficaz. “O trânsito revela certos fenômenos que precisam ser avaliados para explicar porque em dois anos foram registrados onze acidentes de trânsito no mesmo local”, finalizou o comandante.

A Secretária Municipal de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, Diani Rizzetti Sopelsa, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, informou que o principal problema é a visibilidade da via que é prejudicada pela geometria da mesma e pelo excesso de velocidade dos motoristas. A secretária confirmou que o local está bem sinalizado, seguindo todas as normas do Código Brasileiro de Trânsito e confirmou que novas ações de fiscalização no trecho serão intensificadas pelo município.