Início Política Solange é a 1ª presidente mulher

Solange é a 1ª presidente mulher

Jacson Miguel Stülp

Mesa diretora da Câmara de Vereadores foi definida em votação na sessão especial

Solange Finger (PTB) será a primeira mulher a dirigir a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na sua história. A eleição ocorreu na última terça-feira em sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores, especialmente convocada, para realizar o pleito da nova mesa diretora.
A chapa 1, encabeçada por Solange, ainda conta com Ilário Keller (SDD), como vice; Gerson Trevisan (PSDB), primeiro secretário; e Raul Fritsch (PP), como segundo secretário. Solange disputou o pleito contra a chapa de oposição, encabeçada por Alberto João Heck (PT) e Luís Ruas (PDT) e acabou vencendo com votação da maioria da base governista.
A nova presidente do Poder Legislativo disse estar muito feliz com a confiança depositada pelos colegas vereadores para comandar a Câmara em 2015. “´Em janeiro pretendo sentar com a assessoria para vermos algumas prioridades que iremos trabalhar no ano”, observou Solange. Ela destacou que pretende colocar em pauta a discussão em relação a melhorias na estrutura do prédio do Legislativo. “Ainda não sei se iremos discutir a construção de uma sede própria, ou se iremos buscar um novo local, que ofereça melhores condições”, destacou.
Solange Finger ressaltou que pretende abrir a Câmara para uma maior participação e integração com a comunidade. “Estaremos abertos para ouvir as reivindicações da população, buscando uma maior interação com as pessoas e para isso vamos mover iniciativas para colocar em prática”, salientou.
Mesmo estando apenas no final do seu segundo ano de mandato como vereadora, Solange destacou que vem se preparando para ser presidente. “Estou há algum tempo lendo o regimento interno e para isso foi importante integrar a mesa diretora este ano como secretária. Como presidente, buscarei o apoio do vice-presidente Ilário Keller, para me respaldar nas decisões mais difíces”, observou.

Vida Pública

Solange Finger tem 61 anos e há 20 anos atua na política em Santa Cruz do Sul, sendo que está apenas finalizando o seu segundo ano de mandato como vereadora. No primeiro ano do prefeito Sérgio Moraes, em 1997, foi assessora da bancada do PTB na Câmara de Vereadores. Posteriormente foi trabalhar no gabinete da 1ª dama Kelly Moraes. Atuou ainda na Secretaria Municipal da Saúde; assessora parlamentar da deputada federal Kelly Moraes; coordenadora do Plantão Ambulatorial em Rio Pardo, com o prefeito Joni Lisboa da Rocha; assessora parlamentar da deputada estadual Kelly Moraes; coordenadora da CASA, da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, no governo da prefeita Kelly Moraes; subsecretária das pastas da Ação Social e da Saúde de Santa Cruz do Sul, no governo da prefeita Kelly Moraes.