Início Geral Solidariedade para aquecer os necessitados

Solidariedade para aquecer os necessitados

Aquela peça de inverno que não tem mais uso e
está sobrando pode ser o que falta a quem precisa

Ana Souza
[email protected]

Falta menos de um mês para o início oficial da estação mais fria do ano. O inverno vai de 21 de junho a 22 de setembro, mas neste outono os termômetros já apresentaram o que virá por aí com as baixas temperaturas. Nesta época do ano, é essencial manter o corpo aquecido, para evitar gripes, resfriados e outras moléstias. E, por isso, diversas entidades de Santa Cruz do Sul se mobilizam na realização de campanhas arrecadatórias de doações no município.


O objetivo é arrecadar agasalhos de inverno a serem revertidos para as famílias mais necessitadas. Entre os artigos podem ser doados blusões, jaquetas, calças, moletons, meias, toucas, mantas, cobertores, roupas de cama, calçados, enfim, tudo em bom estado de conservação, para aquecer adultos e crianças.


A pandemia trouxe consigo demissões e a falta de emprego nos mais diversos setores, por isso as pessoas não têm condições de adquirir os agasalhos. A ajuda da comunidade é essencial. Busque em seu guarda-roupa aquela peça que não tem mais uso e aqueça quem precisa. O Riovale apresenta o que algumas entidades estão promovendo.

CDL e Prefeitura

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realiza a Campanha do Agasalho com 26 pontos de coleta. A iniciativa tem o apoio de uma série de entidades parceiras, como Prefeitura, Rotary, Lions, empresas e meios de comunicação. As doações podem ser entregues nos seguintes locais: Casa da CDL na Praça Getúlio Vargas, Arames e Telas Santa Cruz, Benoit, Rotary, Construcasa, Bela Casa Materiais de Construção, Grupo Escoteiro, Posto de Saúde Linha Santa Cruz, Mercado Gassen, Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Rabuske, Gazeta, Afubra, Yes Feminina & Masculina, Ótica Esmeralda, Supermercado Miller (lojas Arroio Grande, Independência, Verena e Centro), Cemin Auto Peças, Construmac Materiais de Construção, Certel, Comercial GN, Delize, Marlene Calçados, Joalheria Kothe e Zirkus. As pessoas que participam com doações de peças ganham cupons para concorrer a 12 prêmios, que serão sorteados no dia 28 deste mês. Para aderir à campanha, a empresa ou a entidade interessada deve retirar o material junto à Casa da CDL na Praça Getúlio Vargas.

Gideões

O Centro Social Gideões tem agendadas para junho ações solidárias de enfrentamento ao frio, para atendimento às famílias carentes. Para isso, já realiza a arrecadação de donativos, principalmente peças de inverno, calçados fechados, roupa de cama, cobertores e edredons, bem como alimentos não perecíveis, que são distribuídos ao longo do ano inteiro. O local de coleta é na sede administrativa da entidade, na Rua Princesa Isabel, 24, Bairro Senai. Outras informações pelo telefone (51) 3711-1718 ou (51) 98016-0263.

Grupo do Bem

Está em constante campanha, o ano todo, e para o inverno busca doações de meias, iniciativa realizada desde segunda-feira, 23, a fim de atender o pedido de três escolas de Santa Cruz, pois as crianças vão às aulas, com as baixas temperaturas, apenas de chinelos ou sapatilhas nos pés gelados de frio. Conforme Luciana Antonia Tremea, coordenadora do grupo, também são arrecadados alimentos, roupas e cobertores – item muito pedido pelas famílias.

No Esmeralda

O Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum e a Associação de Apoio a Pessoas Carentes e Necessitadas de Santa Cruz do Sul, ambos do Jardim Esmeralda, realizam a campanha de agasalho em benefício das famílias carentes dos bairros. As doações são recebidas ao longo de todo o ano na sede do templo e podem ser retiradas no mesmo local, na Rua Cambará, 530.

Gurias gremistas

O Consulado Feminino do Grêmio de Santa Cruz do Sul está com a campanha “Atitude que aquece!” até o dia 15 de junho. Podem ser doadas cobertas, roupas, calçados e roupas infantis. Os pontos de coleta estão localizados no Bar do Primo, na Avenida do Imigrante, 295, e na Pizzaria do Primo, na Rua 7 de Setembro, 9. Ambos no centro da cidade. Caso as doações não puderem ser levadas até esses locais, a equipe se dispõe a combinar a busca delas. Outras informações e contato pelo telefone (51) 99729-1639 e perfil @consulado_femeninosantacruz no Instagram.

De Mãos Dadas

Um momento mais do que solidário e que lembra com carinho a sargento Marciele. O Grupo de Mãos Dadas fará uma campanha com a temática do aniversário da policial, que completaria 31 anos no dia 28 de junho. A iniciativa “Não se esqueça, aqueça” chama as pessoas para seguirem três passos: 1) separe blusas, calças, toucas, cachecóis, meias, cobertas e peças de frio que não usa mais; 2) leve, até 22 de junho, na Cia. do Chimarrão (anexo ao hipermercado Big Santa Cruz), Berçário Amor de Mãe (Rua Assis Brasil, 251, Centro), Polícia Rodoviária Estadual (na RSC-287, em Linha Santa Cruz) ou Clip de Rio Pardo (Rua Andrade Neves, 918, Auxiliadora); 3) o grupo doará os itens arrecadados para pessoas em situação de vulnerabilidade em Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Santa Cruz.

Colégio Mauá

Alunos do Colégio Mauá promovem campanha de agasalho para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A assistente social Sandra Halmenschlager revela que a ação é do Grêmio Estudantil em parceria com o Serviço Social da escola. A iniciativa faz parte do Torneio de Integração e envolve alunos a partir do 7º ano até o final do ensino médio, integrantes das equipes Chaparral, Cometa e Atlantis.


Os grupos recolhem calçados fechados e em bom estado de conservação. As doações podem ser entregues até 1º de junho na escola, mas há pontos de coletas: Supermercado Gellada, Carmen Steffens Club, Uniar RS, Clínica Laste, Traumatos Ortopedia, Fio a Fio, Coolwork, Academia Essencial Fitness, Dalmac Materiais de Construção e Fênix Vestibulares. A ação se estende até 9 de junho e vai beneficiar Asan, Apae e Copame – dependendo do volume de itens, poderá haver mais entidades contempladas.