Início Editorial Top 5 de técnicos do Grêmio

Top 5 de técnicos do Grêmio

O futebol está entranhado na cultura do Rio Grande do Sul. Grêmio e Inter formam uma dupla poderosa e vencedora do futebol brasileiro. Rivalidades à parte, é justo reconhecer que ambos os clubes alcançaram uma condição invejável ao longo da sua história. Tanto Grêmio quanto Inter são campeões mundiais interclubes. Uma boa parcela da responsabilidade por esse sucesso, ao longo de mais de 100 anos, se deve aos grandes treinadores que passaram pela dupla Gre-Nal.

Vamos fazer um Top 5 dos maiores treinadores de Grêmio e Inter. Hoje começamos pelo Tricolor, do quinto ao primeiro colocado. Confiram a lista:

5) Tite: Campeão gaúcho e da Copa do Brasil em 2001, o técnico que chegaria à Seleção Brasileira implantou no Grêmio um 3-5-2 de solidez na marcação e grande ofensividade.

4) Foguinho: Comandou um dos melhores times do Tricolor, na segunda metade dos anos 50, multicampeão porto-alegrense e estadual. Foguinho é um dos responsáveis pela consolidação do “futebol força” no Rio Grande do Sul.

3) Renato Portaluppi: Com um estilo de jogo ofensivo e vertiginoso, levou o “time das três cores” ao penta da Copa do Brasil (2016) e ao tri da América (2017), além de dois títulos gaúchos e das recopas Gaúcha e Sul-Americana.

2) Valdir Espinosa: “Nada pode ser maior”. Em boa parte, esta frase se deve a Espinosa, que foi o técnico campeão da América e do mundo em 1983. Ele, que também foi campeão estadual em 1986, fez parte da comissão técnica no título da Copa do Brasil em 2016.

1) Luiz Felipe Scolari: Três vezes campeão gaúcho (1987/95/96), campeão da Copa do Brasil (94), Libertadores (95), Recopa Sul-Americana (96) e do Brasileirão (96). Felipão montou nos anos 90 uma equipe forte, goleadora e inesquecível, com a garra tricolor. (em uma próxima edição, o Top 5 do Inter)