Início Editorial Trabalho é vida

Trabalho é vida

As discussões filosóficas são relevantes para compreender a realidade e servem para trazer proposições à sociedade nas mais diversas áreas. Uma das questões mais relevantes, dentro do contexto social, é a temática do trabalho, pois ela envolve uma gama de atuação extremamente abrangente. O trabalho move a sociedade e impede que ela sofra com a estagnação. A vida, para permanecer e evoluir, depende das mais variadas atividades.

Entre tantas linhas de pensamento, podemos destacar pelo menos três delas para tentar compreender o trabalho em algumas de suas diferentes abordagens: 1) Cristianismo; 2) Liberalismo; 3) Marxismo. O Cristianismo fundamenta suas ideias na Bíblia e na filosofia de Jesus Cristo. Segundo o ideário cristão, o trabalho é uma forma de servir, de ajudar ao outro e à sociedade, com uma atuação solidária que procura favorecer tudo aquilo que foi criado por Deus (a vida). Para o Cristianismo, o trabalho não deve visar o status social ou as vantagens materiais.

Já o Liberalismo, que foi desenvolvido com forte influência da burguesia desde o final da Idade Média, está ligado ao capitalismo e ao desenvolvimento comercial e industrial. Conforme os liberais, o trabalho é fundamental para o progresso econômico da sociedade e, portanto, para a sobrevivência da mesma. O Liberalismo entende que o trabalho possui um viés individual, que pode levar a pessoa ao seu próprio desenvolvimento, do ponto de vista social e econômico.

O Marxismo, por sua vez, apresenta um entendimento coletivista do trabalho, pois incentiva a união da classe operária contra a servidão e as injustiças do capitalismo. O ideário marxista defende melhores condições de vida para todos os trabalhadores (com salário que permita satisfazer as necessidades materiais do trabalhador, seja para sobreviver, seja para o lazer; o Marxismo busca condições de trabalho mais justas, para garantir que a atividade não sacrifique a saúde e a vida do trabalhador).

1) Cristianismo; 2) Liberalismo; 3) Marxismo. São apenas três vertentes de pensamento, mas elas nos ajudam a refletir sobre o trabalho, abordando a solidariedade, o progresso econômico e a vida do trabalhador. São vertentes importantes, não convergem plenamente, mas, de forma seletiva, podem ser complementares.