Início Focando no espore - Julio Mello Um dos gols mais bonitos que eu vi no amador

Um dos gols mais bonitos que eu vi no amador

Atacante Paulo Roberto, ex-Galo, Mateus Porto e Gabriel Porto, o Cuca – Divulgação

Hoje vou tirar um tempo para falar de Mateus Porto, filho do Cuca, ex-técnico de futebol. Já falecido. Cuca foi meu treinador no Avenida e quis o destino que eu tivesse uma boa amizade com o seu filho, com quem eu não cheguei a jogar. Mateus é mais novo que eu, por isso, não teria como jogarmos juntos. Mas enfim, quando eu parei de jogar eu já estava acompanhando os grandes jogadores do Campeonato Regional. Mateus Porto era rápido e fazia os seus gols, por isso foi contratado para jogar um Regional. Ele estava atuando pelo Linha Nova de camisa verde e amarela. Mateus pegou uma bola no meio-campo e percebeu o grande goleiro Wilson adiantado e bateu dali mesmo. O Wilson não era só um bom goleiro, ele era grandalhão também, por isso, o gol foi mais bonito ainda. Durante todos esses anos eu vi muitos gols no amador e no profissional. Mas este sim merecia umas palavras minhas em homenagem ao Mateus Porto, que por sinal é um dos bons amigos que tenho. Depois de largar a bola, ele se tornou um bom advogado. Também se tornou diretor do Futebol Clube Santa Cruz, onde atuou como atacante pela direita. O Schitz do Restaurante Gelada, nosso cliente, vai lembrar bem desse gol. O esporte é incrível e por isso agradeço sempre por trabalhar neste meio, assim podemos falar dos bons feitos dos nossos jogadores. Eu tinha o dever de prestar esta homenagem ao Mateus Porto, não só pelo gol, mas sim, por tudo que a sua família representa para o futebol. Seu pai, o Cuca, foi um dos notáveis da bola. Sempre será lembrado no meio esportivo. Um grande abraço amigo Mateus.

Campo bom ou ruim?

O Inter venceu sim e com campo bom. Mas foi só pelo gramado de boa qualidade ou insuficiência técnica do Aimoré? O fato é que o Coudet, técnico do colorado, reclamou de gramados ruins em seu empate em Bento e derrota em Caxias, agora venceu no seu Centro de Treinamento, em Alvorada. Eu olhei um pouco do jogo e realmente o Inter errou poucos passes. Teve maior posse de bola e claro, as melhores chances de gol. Venceu com dois gols do Guerreiro. Independentemente do que ocorreu, o importante mesmo foram os três pontos. O Inter pega o Esportivo e o Grêmio a equipe do Novo Hamburgo nas semifinais.

Grande classificação do Novo Hamburgo

Evidente que ficamos com olho no gato e outro no rato, como se diz lá no interior. Ou seja, um olho no jogo do Inter e outro no do Grêmio. Os dois foram em mesmo horário, como toda a rodada. Fiquei muito feliz pela classificação do Novo Hamburgo, que tem alguns conhecidos nossos. Kairon, Matheus, Gian e o técnico Márcio Nunes estavam aqui no Avenida. Nunes está no começo de sua carreira e vem conquistando grandes vitórias dentro de campo. Ele tem o respeito dos jogadores e sabe comandar. Fala a língua da boleirada, e claro, deve ter pegado algumas manhas de técnicos que ele ganhou ao longo da sua carreira. E olha que o nosso Estado tem muitos a serem seguidos. De qualquer forma, a classificação é uma grande façanha para qualquer equipe do interior, ainda mais quando se joga contra um grande da capital. Parabéns ao Márcio Nunes e seus comandados. As atitudes do treinador só ratificam aquilo que penso sobre futebol, que é a confiança que se dá ao atleta. Não importa o tamanho da qualidade deste ou daquele atleta, e sim, o grau de confiança que o comandado possui do comando. Certamente a tendência é grande para dar certo. Pelo jeito é o que ocorre em seus trabalhos. Parabéns a todos os envolvidos.

Comissão técnica e jogadores comemoraram muito a classificação – Julio Mello

Jogos podem ocorrer em Porto Alegre

Grêmio e Inter poderão jogar em seus estádios na reta final do Campeonato Gaúcho, pelo menos é o que eu acho. Principalmente depois da declaração do governador Eduardo Leite, no início da semana, quando ele falou que a pandemia está perdendo força. Posso estar errado, mas acho que poderemos ter mudanças nas praças de jogos do nosso maior campeonato de futebol de campo.

São Paulo está fora

O time do meu amigo, Tiago Volpi, está fora do Campeonato Paulista. Jogou na quarta-feira em seu estádio e perdeu para o Mirasol, do interior, por 3×2. O franco favorito era o Tricolor, mas na bola não tem isso. Tudo se define lá dentro. Decidir uma vaga em apenas uma partida tem disso. Vai que no dia o time não está bem. Foi o que ocorreu. O Mirasol chutou quatro vezes ao gol do São Paulo e marcou três. A equipe do técnico Fernando Diniz teve sete chances de gol e marcou apenas dois gols. Já o Palmeiras, do Luxemburgo, foi mais eficiente. O técnico mais experiente povoou o meio-campo e não deu contra-ataques ao Sando André. Fez 2×0 e se classificou para as semifinais.

Que saudades do Fabricio

Claro e evidente que as minhas saudades não irão virar realidade nem aqui e nem na China. Pois, o que o Fabrício fez não tem cabimento. Ele desaforou a torcida do Inter e foi mandado embora do Beira-Rio. Todavia, não era um mau ala esquerdo. Mas o tal do Moises é incrível. Ele não apoia e marca muito mal. Todavia está de parabéns, ganha bem e ainda joga em um dos grandes do país, mesmo com este futebol pobre que vem apresentando. Por favor, será que na base não tem nenhum jovem para tentar uma vaga ali na ala, ou é só o Renato que sabe achar jovens na base gremista?