Início Especiais Uma grande estrutura em meio à natureza

Uma grande estrutura em meio à natureza

Ana Souza – [email protected]

Estar junto à natureza é um privilégio para qualquer ser humano. E na sede da AABB o contato com o meio ambiente torna o local um recanto de paz. Atividades esportivas e recreativas são oferecidas na grande estrutura que compõe a Associação. A tranquilidade do lugar pode ser sentida ao se descansar na sombra de uma árvore ouvindo o cantar dos pássaros; respirar o ar puro advindo da mata; participar de trilhas e apreciar a paisagem no enorme espelho de água com uma linda vista panorâmica.
A luta de todas as administrações que compuseram a AABB ao longo do seu cinquentenário é que fez ela chegar onde hoje se encontra e oferecer este presente para seus associados. A estrutura começou a ser edificada em 1966 quando, visando dar mais uma opção de atrativo às famílias dos associados, foi construído o primeiro playground à direita de quem entra no portão central da Associação (e o mesmo ainda se encontra no mesmo local. Aqueles brinquedos, que divertiram muito a criançada, foram adquiridos em São Paulo).
Com o passar dos anos o crescimento foi cada vez maior. Em 1968 surgia a primeira cancha de futebol de salão, instalada no local onde hoje está a primeira das quadras de tênis, era totalmente iluminada. No mesmo ano iniciaram-se os trabalhos de construção da nova sede social substituindo a velha casa que lá existia. Parte da estrutura que abrigaria a sede já havia sido iniciada, mudanças no projeto original foram feitos e junto à construção foi erguido um porão que abrigaria uma churrascaria. E em 1972 o sonho virava realidade com a conclusão da sede, apesar de que em 1970, quando ainda em construção, já aconteciam festas e bailes e, um ano após, a primeira festa de casamento ocorria no local.

A INAUGURAÇÃO OFICIAL

E, em grande estilo, no dia 13 de abril de 1973 a inauguração oficial. Entre as autoridades presentes o presidente do Banco do Brasil, Nestor Jost; o diretor da sétima região do Banco, Dinar Gigante; o prefeito de Santa Cruz do Sul, Elemar Gruendling; o Deputado Estadual, Silvérius Kist e o bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Alberto Etges. Também prestigiaram o evento integrantes da administração e funcionários da agência do BB da cidade, juntamente com seus familiares e convidados, todos capitaneados pelo gerente João Gouvêa.
A fita inaugural foi descerrada pelo prefeito e pelo deputado estadual e a placa alusiva ao evento pelo presidente do Banco do Brasil. Oscar Medeiros fez a saudação a Nestor Jost, que após o discurso recebeu da AABB um cartão de prata como Sócio Benemérito da Associação. Após a bênção ecumênica seria servido o jantar, preparado pelo maitrê Pedrinho.

A CADA ANO MAIS EVOLUÇÃO

No ano da inauguração da sede central mais uma construção: o primeiro minicampo de futebol e serviços preparatórios para a construção dos outros dois. Em 1975 a sede social passaria por aumento estrutural com instalação de vestiários, sala de jogos e expansão da sala que abrigava a biblioteca. Dois anos depois, em 1977, a colocação da iluminação no primeiro dos minicampos de futebol. Em 1978 mais uma ampliação com mais cinco metros, para a esquerda, de quem a olha de frente, e igual aumento de tamanho da dependência da churrascaria. O salão de festas também receberia modificações.
Em uma reivindicação muito solicitada pelos associados, foi construída a piscina da AABB com início em 1979 e término em 1980. Com a conquista do título nacional de Basquete, em 1980, a AABB reuniu esforços para construir seu próprio Ginásio Esportivo, o que acabou se concretizando no ano de 1981 e sua inauguração aconteceu em um domingo com direito a bandinha de música e torneios internos de algumas modalidades esportivas.
Piscina funcionando, ginásio pronto, quadras de tênis e campos de futebol: assim estaria formado o complexo esportivo da AABB. Mas o crescimento seria ainda mais notável quando ainda em 1981 foi feito, junto ao matinho, o primeiro conjunto de churrasqueiras com a instalação de uma pia, fogão campeiro, mesas e bancos. O ambiente constava de quatro churrasqueiras, duas em cada ponta e recebeu piso e telhado. Também foram instalados balanços na área ao redor da piscina e plantadas árvores frutíferas (jabuticaba, araçá, cereja e ameixa) no entorno do mato atrás do campo de futebol. Com mais este conforto sendo oferecido, muitos associados e familiares passaram a ficar o dia inteiro na AABB, fazendo o seu churrasco e aproveitando a piscina.

CABANA, QUIOSQUE E UMA ILHA

Em 1983 iniciou a construção da cabana da AABB, um ambiente rústico e que agradou os abebeanos e clientes do Banco do Brasil. Em 2004 a modernidade chegou ao Salão de Festas que recebeu uma nova e completa remodelação com a colocação de divisórias em madeira e vidro, aquisição de 25 mesas e 250 cadeiras novas.
Entre 2008 e 2009 uma ideia arrojada mas que se tornaria mais uma dependência de festas e lazer para os associados. Um belo quiosque foi construído com área de 160 metros quadrados, instalado ao lado do Caramanchão, com ampla visão para o lago e capacidade para 70 pessoas, sentadas. O local tornou-se o caçula das dependências, apto a receber encontros festivos.
Em 2011 foi criada, artificialmente, a ilha do lago, a qual recebeu profundos melhoramentos, transformando-se numa nova dependência externa da AABB. O local tem espaço para degustar alguns petiscos, tomar cerveja e refris, tudo isso apreciando as belezas naturais.

Uma das mais belas sedes do País

Atualmente a AABB está instalada em uma exuberante área de 14,27 ha, estando hoje na sua 33ª administração. Já foi presidida por 28 diferentes abebeanos, é considerada uma das mais belas sedes do País e ponto turístico da cidade. Possui várias dependências sociais, dentre as quais destaca-se o Salão de festas principal, a Cabana, o Quiosque, a Churrascaria térrea e a Sala de lareira e TV.
Conta ainda com um ginásio esportivo, duas piscinas (uma adulta e uma infantil), duas quadras de tênis, três quadras de vôlei de areia, quatro minicampos de futebol, um lago com píer, chafariz e ilha, um caramanchão, um playground infantil, extensos gramados, árvores e um matinho com toda a infraestrutura para fazer churrascos e camping.

Abertura para sócios comunitários

Em julho de 1999 houve a efetiva abertura para sócios comunitários, ao custo mensal do mesmo valor da mensalidade do sócio funcionário do Banco do Brasil e sem a necessidade de pagamento de joia, o que persiste até os dias atuais.
Atualmente o quadro social conta com pouco mais de 500 sócios, que, somados a seus dependentes, atinge um contingente em torno de 1.500 pessoas, sendo praticamente 50% sócios comunitários e 50% sócios vinculados ao Banco do Brasil.

Fotos: Thyago Motta

Playground foi um dos primeiros atrativos a fazer parte da estrutura

Construção da piscina foi uma reivindicação muito solicitada pelos associados