Início Geral Vaca morre ao ser atingida por cabo energizado

Vaca morre ao ser atingida por cabo energizado

Animal fazia parte do rebanho leiteiro e prejuízo chega a R$ 5 mil

Ricardo Gais
[email protected]

Necropsia confirmou que animal morreu devido ao cabo energizado – Divulgação

Na manhã da terça-feira, 14, uma vaca da raça holandesa foi encontrada morta na propriedade de Harry Bartz, na localidade de Quarta Linha Nova Alta, que fica no interior de Santa Cruz do Sul. Conforme a filha Josiane Bartz, o animal foi encontrado sem vida com um cabo de telefone que estava energizado sobre ele.

Josiane explica que quando anoitece, as 60 vacas leiteiras ficam no potreiro da propriedade e no período da manhã são ordenhadas no curral. No entanto, a família deu falta de uma vaca e avistaram que estava caída no potreiro já sem vida. “De longe vi ela (vaca) e fomos verificar o que tinha acontecido e ao chegarmos perto o fio estava sobre ela”.

Segundo Josiane, trata-se de um fio de telefone de responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, mas devido a manutenções realizadas na rede elétrica pela RGE, o cabo acabou encostando na rede. “Esse fio estava energizado e em uma altura muito baixa. Entramos em contado com a RGE para arrumarem, mas a empresa alegou que o fio não estava energizado”, disse.

Um veterinário foi chamado pela família para confirmar do que o animal morreu e constatou, através de necropsia, que a causa da morte foi em virtude de descarga elétrica.

A família entrou em contato com a Prefeitura Municipal que foi até o local para verificar o ocorrido. Segundo a secretária de Transportes Serviços e Mobilidade Urbana, Diani Rizzetti Sopelsa, foi uma falha da RGE, já que a empresa deixou os fios elétricos próximos à rede de telefonia, que por consequência energizou o fio que atingiu o animal.

A RGE também foi chamada pela família e após quatro horas do contato foi até o local e constatou que a instalação estava incorreta. Procurada pelo Riovale Jornal, a Distribuidora lamentou o acidente e informou ter observado que o cabo envolvido no evento não é de energia elétrica e sim de telefonia – como já havia dito o proprietário do animal. A RGE disse em nota que já identificou a companhia responsável pelo cabo e que cabe às empresas de telefonia a obrigação legal de verificar suas redes e realizar as devidas manutenções. “A RGE desconhece as circunstâncias e motivos do acidente. Não obstante, cientificará a empresa de telefonia sobre o ocorrido, requerendo que adote as providências que entender necessárias”.

Conforme Josiane, a situação trouxe preocupação. “Essa situação não precisava ter acontecido, pois os responsáveis foram avisados sobre o cabo. Foi um animal, mas poderia ter sido uma pessoa”, disse.

O animal já foi enterrado e a família agora pretende ser indenizada pela perda, contou Josiane. “Uma vaca desse tamanho, que produz muito leite, custa em torno de R$ 5 mil, sem contar a produção de leite que perdemos”, lamenta.