Início Saúde Vacina contra a gripe: Cobertura vacinal para grupos de risco chega a...

Vacina contra a gripe: Cobertura vacinal para grupos de risco chega a 72,6%

Desde a última quarta-feira, 1º, restante da população pode aplicar a dose

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Sem conseguir atingir a meta de imunizar 90% das pessoas em grupo de risco contra a gripe em Santa Cruz do Sul durante a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada na última terça, 30, a Secretária Municipal de Saúde informou que desde quarta, 1º, as doses disponíveis já estão liberadas para realizar a vacinação do restante da população. As vacinas poderão ser feitas nos postos de saúde e SIS da Unisc.

Conforme Roger Rodrigues Peres, coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas 45.265 pessoas que integram o grupo de risco, que representa 72,6% de cobertura vacinal durante a campanha. Outras 7.970 pessoas se imunizaram na rede privada, totalizando 53.235 doses aplicadas no município.

O coordenador salientou que o pior desempenho foi do grupo de deficientes. “O público estimado pelo Ministério da Saúde era de 4.373 pacientes. No entanto, apenas 164 foram vacinados”, relatou. Entre os que atingiram ou até passaram a meta, estão os idosos, profissionais da saúde e da segurança.

Peres destaca que a campanha deste ano foi atípica em razão da pandemia, o que deve ter comprometido os resultados. Além disso, ele acredita que a inclusão de grupos pode ter impactado, já que aumentou significativamente o número de pessoas. Ele frisou que mesmo com o encerramento da campanha, as pessoas que pertencem aos grupos de risco devem se vacinar. “Embora a campanha tenha se encerrado, quem pertence ao público-alvo ainda deve se vacinar. A diferença é que a imunização também estará garantida para outras pessoas”, disse o coordenador.

Com o fim da vacinação na Casa da CDL, a Secretaria Municipal de Saúde também encerrou nesta terça as triagens que eram realizadas no local. Apenas lá, 5.394 pessoas foram avaliadas. O objetivo foi identificar possíveis suspeitos de coronavírus por meio da medição de temperatura. Nas três etapas da iniciativa, incluindo as ações do Exército, foram contabilizadas 41.743 aferições e nenhuma delas com febre. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as triagens foram importantes para fazer um acompanhamento da Covid-19 em pessoas que estavam nas ruas, além de poder orientar a comunidade sobre os cuidados.