Início Destaque Vacina para crianças chega ao Brasil na quinta-feira

Vacina para crianças chega ao Brasil na quinta-feira

Faixa etária é de cinco a 11 anos e Santa Cruz deve ser abastecida de doses logo na sequência

Luciana Mandler
[email protected]

Nessa semana, o governo federal anunciou a inclusão de crianças de cinco a 11 anos no plano de operacionalização de vacina contra a Covid-19. As primeiras doses têm previsão de chegada ao Brasil na quinta-feira, 13. Serão cerca de 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer, o único aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser ministrado nos pequenos.

“Acreditamos ser de suma importância a imunização de toda população, pois, embora a mortalidade em pessoas mais jovens e crianças seja menor do que noutros públicos, nos interessa a todo custo resguardar qualquer vida e também tentar garantir que as consequências do adoecimento sejam quase inexistentes”, destaca a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, sobre a importância da vinda da vacina infantil.

Em se confirmando a chegada no dia 13 em nível nacional, dia 14 no estadual e posteriormente ao município, Daniela adianta que a Prefeitura fará todos os esforços para que as doses possam ser distribuídas às equipes de saúde e dar início ao processo de vacinação. “Para isso já nos reunimos e definimos possíveis locais e estratégias, que serão divulgados assim que tivermos algumas convicções sobre o número de doses, público alvo, entre outros”, explica Daniela.

A secretária trabalha com a ideia de atender as crianças em ambiente acolhedor, que preserve a segurança e a privacidade do paciente e familiares, ao mesmo tempo em que mantenha o suporte a qualquer necessidade de atendimento. “Para tanto, será otimizado o atendimento em algumas salas de vacinas do município, para que tenham plena capacidade de atender especificamente a demanda da vacinação contra Covid-19 pediátrica, de modo acessível em diferentes locais, mas, claro, dependendo do número de doses que iremos receber em cada remessa”, pondera. “Esperamos ampliar nossa cobertura vacinal, diminuindo a circulação do vírus e, dentro do possível, retomar a normalidade do cotidiano com segurança”, sublinha.

SOBRE AS DOSES

O público-alvo é de em torno de 20,5 milhões de crianças e o País vai receber, no primeiro trimestre, 20 milhões de doses. Ainda em janeiro, o Ministério da Saúde terá o aporte adicional de um lote de 3,74 milhões, ou seja, perfazendo a capacidade de chegar a todos os imunizáveis. O esquema vacinal infantil terá duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações, e será preciso que os pequeninos sejam acompanhados dos pais ou responsáveis, ou ainda, levem autorização por escrito.

O Ministério também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas sob risco de evolução para quadros graves da Covid-19; e em seguida o público da faixa etária em geral. A obrigação de prescrição médica para aplicação do imunizante não foi incluída como exigência, conforme havia sinalizado o governo federal nas últimas semanas. Mas o Ministério recomendou que os pais procurem profissionais de saúde.

Busca por testagem de assintomáticos é intensa

Desde quinta-feira, 6, a aplicação de testes para detecção de Covid-19 em pessoas assintomáticas é realizada no prédio da Assemp (Associação de Entidades Empresariais), na Rua Coronel Oscar Jost, 1571, no Centro. O primeiro dia foi de intensa movimentação. Desde o início da tarde, dezenas de pessoas já aguardavam na fila pelo atendimento. Foram realizados 148 testes durante a tarde, sendo 121 resultados negativos e 27 positivos.

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul disponibiliza diariamente 150 testes para assintomáticos, ou seja, para pessoas que não apresentam nenhum tipo de sintoma, mas que nos últimos dias estiveram expostas a situações de maior risco de contágio pelo coronavírus. Nos primeiros três dias da fase 3 do projeto Testar, a aplicação ocorreu no Posto de Saúde Central, onde houve 216 testes, sendo 33 positivos. Devido ao aumento na procura e para assegurar melhores condições ao público, o órgão municipal promoveu a mudança de local.

Para realizar o teste, que é do tipo rápido-antígeno-Covid, o usuário deve portar documento de identificação e carteira de vacinação. O resultado fica pronto em 20 minutos, porém antes o usuário passa por uma triagem e responde perguntas sobre seu histórico de viagens, possíveis sintomas e o motivo da busca pelo serviço.

Para minimizar os riscos de um falso negativo, a procura pela testagem deve ocorrer a partir do terceiro dia após a pessoa ter sido exposta a situações de risco de contágio. A Secretaria da Saúde esclarece ainda que usuários que apresentam sintomas respiratórios devem continuar procurando atendimento nas unidades de saúde e nos plantões 24 horas.

NAS FARMÁCIAS

A procura por testes de Covid-19 também aumentou nas farmácias de Santa Cruz. Na rede São João, por exemplo, os números impressionam. Se, antes do Natal e Ano Novo, a procura era de, em média, cinco a seis exames por dia, após esse período o volume subiu para cerca de 50 diários na filial localizada na esquina das ruas Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos.

A procura tem sido significativa também na matriz e demais filiais que possuem os testes. A demanda nos últimos dias tem sido tanta que a quantidade disponível estava sendo insuficiente, mesmo que reposições fossem feitas. Ontem, as lojas da rede foram reabastecidas com nova remessa de exames, que custam R$ 100,00 cada. A verificação é feita na hora ou por agendamento e em 15 minutos o resultado fica pronto.

Profissionais de escola de educação infantil positivam para a doença

Um caso de seis atendentes com resultado positivo para Covid-19 foi confirmado em uma escola de educação infantil de Santa Cruz do Sul ontem. O grupo está em isolamento. Por conta disso, conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, três turmas de alunos estão fechadas, ou seja, as crianças permanecem em casa, mas o educandários mantém o funcionamento de alguns serviços.

Outra atendente, de outra escola, também teve diagnóstico de Covid confirmado e está em isolamento. A turma também está fechada. Já em um terceiro educandário há registro de uma servente que positivou. A Assessoria de Imprensa garantiu que todas as unidades seguem as orientações e protocolos, o que inclui afastamento dos profissionais em caso positivo.