Início Geral Vacinação avança em empresas e escolas de Santa Cruz

Vacinação avança em empresas e escolas de Santa Cruz

Ônibus e equipe técnica estarão em dois pontos no fim de semana

Com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações, oferecendo horários alternativos nas unidades de saúde, participando de eventos, promovendo ações em praças públicas e disponibilizando doses em empresas e escolas. Nestas últimas, as doses são disponibilizadas desde o início de março.


Até o momento, a campanha de imunização ocorreu em 12 instituições de ensino, totalizando 150 doses aplicadas, e em oito empresas do município, contabilizando mais de 600 colaboradores vacinados. A imunização é realizada por livre demanda e nas escolas a aplicação requer a presença de um responsável pela criança.


Com o início da aplicação das doses da Influenza para crianças e idosos, as instituições de ensino também são contempladas com a vacina. Foi o que ocorreu no último sábado, 14, na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, do Bairro Independência, onde foram aplicadas nove vacinas contra a covid-19 e 19 contra a influenza em professores, idosos e crianças. “É muito importante que as doses sejam oferecidas também nas escolas, porque isso propicia que tanto os professores como alunos e seus pais, que não conseguiram se imunizar, possam receber a vacina, tanto para a gripe como para a covid”, avaliou a diretora do educandário, Ana Fernanda Rech.

Trabalhadores de oito companhias já receberam as doses

Nas empresas

Várias empresas do município já aderiram a ideia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de disponibilizar doses da vacina contra a covid-19 nos locais de trabalho. A campanha já atingiu mais de 600 colaboradores. Um dos exemplos é a ação que ocorreu na fumageira Philip Morris Brasil, no Distrito Industrial. “A Secretaria de Saúde é sempre muito solícita quando precisamos. E disponibilizar doses da vacina no local de trabalho ajuda na complementação vacinal dos nossos colaboradores e no combate à pandemia”, ressaltou a coordenadora Ocupacional da unidade, Marília Vitola.


Outra empresa que aderiu à ação foi a Japan Tobacco International (JTI), que teve mais de 300 colaboradores imunizados, conforme a gerente de Saúde e Bem-Estar, Raquel Gomes Roth. “A saúde dos colaboradores sempre foi uma prioridade para a JTI. Neste contexto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tivemos a oportunidade de vacinar os colaboradores na sede da empresa, facilitando o acesso à vacina, promovendo a saúde coletiva”, salientou.


A secretária de Saúde, Daniela Dumke, exalta a mobilização em torno da iniciativa da Administração Municipal. “Nosso objetivo é imunizar o maior número possível de pessoas, conforme solicitação da prefeita Helena Hermany. Temos que pensar nas condições dos trabalhadores que por diversas vezes se deparam com indisponibilidade ou incompatibilidade de horários para buscar atendimentos, por isso disponibilizamos diversos horários alternativos e locais, para facilitar o acesso da população”, sublinhou.


Além de Philip Morris e JTI, as empresas que participam da mobilização são Metalúrgica Mor, Mercur, Souza Cruz, SUR Engenharia, Premium e Universal Leaf Tabacos. Em junho, os colaboradores da Excelsior Alimentos também receberão o imunizante.

Sábado e domingo

A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações de imunização no fim de semana. Neste sábado, 21, um ônibus vai estar na Praça Getúlio Vargas no período das 8h30 ao meio-dia para vacinação contra a covid-19, influenza e sarampo. No domingo, 22, por ocasião do Parque do Trabalhador, no Parque da Oktoberfest, o veículo estará com a equipe técnica para atender os frequentadores que desejarem a vacina contra influenza e covid-19.

RS amplia público para segunda dose de reforço

Os municípios gaúchos já podem aplicar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 60 anos, desde que preenchido o intervalo de quatro meses a partir da última etapa. A medida foi tomada através de pactuação entre a Secretaria Estadual da Saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS). O objetivo é manter os baixos índices de casos graves e óbitos pela doença na faixa etária mais suscetível à pandemia.


De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o segundo reforço deve ser aplicado com o imunizante da Pfizer ou as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após o primeiro reforço.


Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, além das pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanentes. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.