Início Saúde Vacinação contra a Gripe encerra dia 30 de junho

Vacinação contra a Gripe encerra dia 30 de junho

Em Santa Cruz ainda há doses disponíveis da vacina nos postos de saúde e Casa CDL

Ricardo Gais
[email protected]

As crianças, público-alvo da campanha, devem procurar os postos de saúde para se vacinar – Arquivo/RJ

Encerra na próxima terça-feira, 30, a 22ª Campanha Nacional de vacinação contra o vírus da gripe. A data inicial para o término estava marcada para 22 de maio, mas devido à pandemia da Covid-19 foi prolongada. Com o objetivo de evitar aglomerações, o Ministério da Saúde orientou para que não fosse realizado o dia “D” da vacinação este ano.

Roger Rodrigues Peres, enfermeiro responsável pelo setor de imunizações de Santa Cruz do Sul, disse que ainda há 20 mil doses da vacina contra o vírus Influenza disponíveis nos postos de saúde do município e na Casa CDL, localizada na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Podem se vacinar ainda todos aqueles que se incluem nos grupos de risco, conforme a campanha.

Até a última quarta-feira, 24, foram vacinadas no município cerca de 51.271 pessoas, sendo que 43.994 são do público-alvo da campanha, o que indica uma cobertura vacinal de 70,5%. Conforme Roger, a meta é vacinar 56.114 pessoas no município. Outras 7.277 pessoas se vacinaram na rede privada.

“Consideramos bom o número de vacinados dos grupos que estão inseridos trabalhadores da área da saúde, idosos, sistema penitenciário e profissionais da segurança e resgate. No entanto, os demais públicos como crianças, gestantes e pessoas com alguma doença nos preocupa, pois estamos aquém do que gostaríamos”, explica Roger.

A vacinação é uma forma de prevenir algumas doenças causadas pelo vírus influenza, que indiretamente pode repercutir no número de leitos disponíveis nos hospitais da cidade. “Fazemos um apelo para que a população procure por seu posto de saúde para se vacinar e também as crianças que são o público-alvo da campanha”, ressalta o enfermeiro.

O Setor de Imunizações orienta para que a população não deixe de fazer suas vacinas de rotina e que procurem manter a caderneta de vacinação em dia. “Se a pessoa não tem mais a caderneta, ela pode solicitar uma nova junto ao posto de saúde”, salienta Roger. “A gente percebe a movimentação para produzir uma vacina contra o novo coronavírus, mas ao mesmo tempo, temos também vacinas à disposição para prevenir outras doenças causadas por vírus e algumas pessoas deixam de lado. São vacinas gratuitas e que estão disponíveis no sistema público de saúde”.

Devido às recomendações para ficar em casa, o Setor de Imunizações acredita que algumas pessoas não foram se vacinar por causa da pandemia, esquecimento ou até mesmo por não acreditarem na eficácia da vacina. “São fatores que fazem com que não alcancemos a meta planejada”, finaliza.

Público-alvo para a imunização:

  • Pessoas com 55 anos ou mais de idade;
  • Crianças de seis meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes;
  • Puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores das escolas públicas e privadas;
  • Povos indígenas;
  • Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.