Início Geral 17º Congresso de Clubes é sucesso em Santa Cruz

17º Congresso de Clubes é sucesso em Santa Cruz

Divulgação/RJ

Secretário Raul e Maria Conceição plantando a muda de árvore em agradecimento à cidade

 

VAGNER CERENTINI
[email protected]

 

Santa Cruz foi sede do 17º Congresso Gaúcho de Clubes, que aconteceu nos dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto. Realizado no Colégio Mauá, com o tema “Como manter a sustentabilidade dos clubes diante dos desafios provocados pela constante evolução da sociedade”, a edição apresentou palestras e houve também encerramento com ato público em respeito ao meio ambiente, que aconteceu na Praça da Bandeira.

Maria da Conceição Nogueira Pires, presidente da Associação Gaúcha de Clubes, falou que o evento deste ano foi maravilhoso. “Os presentes interagiram bastante com os palestrantes, na saída só se ouvia elogios”, disse Maria. “Muitos vieram me falar que esse congresso foi melhor que o do ano passado”, ressaltou.

No sábado a Afubra, através do Projeto Verde é Vida e da empresa 4P Engenharia e Processos, juntamente com os clubes de Santa Cruz foram responsáveis pela ação inovadora que pretende compensar ambientalmente a cidade pelos dias de acolhida aos clubes de todo o Estado que estiveram no congresso. O projeto distribuiu mudas de árvores para quem passava na Praça Getúlio Vargas durante o dia todo.

À noite o congresso aconteceu no Tênis Clube e contou com a apresentação do show do The Travellers, na ocasião também esteve presente a banda da Oktoberfest e as soberanas da festa. No domingo ao meio-dia, foi plantada uma árvore em demonstração de agradecimento à cidade. “Nós geramos uma poluição e queríamos compensar a cidade de alguma forma, por isso plantamos uma árvore e ainda sobraram mais 80 mudas de árvores para os clubes de Santa Cruz do Sul”, explicou Maria da Conceição.

Na ocasião estavam presentes a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), o secretário municipal do Meio Ambiente, Raul Fritsch e o Sindicato de Clubes do estado do Pará. 
Djalmar Hernani Marquardt, diretor da Federaclubes, diz que a árvore plantada é conhecida como Chau-chau, a planta faz parte de uma espécie que não produz raízes muito grandes e assim não trará danos à calçada. “Essa árvore foi plantada em frente ao prédio do Sindilojas, um lugar bastante representativo. A Prefeitura tem uma carência de mais ou menos 400 árvores que deviam ser plantadas nas calçadas”, explicou Marquardt.

Segundo Maria da Conceição, aproximadamente 200 pessoas compareceram no congresso e mais 65 clubes estavam representados no estado. “Gostaríamos de agradecer a todos que nos apoiaram no 17º Congresso Gaúcho de Clubes”, disse Maria. A próxima edição será em Porto Alegre, no Grêmio Náutico União nos dias 29, 30 e 31 de julho.