Início Colunas 1984: o título nacional esquecido do Inter

1984: o título nacional esquecido do Inter

Dezembro de 2015 marca os 40 anos do primeiro título nacional do futebol gaúcho. Em 1975, o Inter conquistou o Campeonato Brasileiro, façanha que repetiria mais duas vezes, em 1976 e 1979. O último título colorado em nível nacional foi a Copa do Brasil em 1992. Nos anos 80, o Inter viveu um período difícil, mas teve seus bons momentos, especialmente na primeira metade da década. Além do tetracampeonato gaúcho (1981-1984), o clube alcançou títulos internacionais como o Troféu Joan Gamper (1982), derrotando o Barcelona de Maradona e o Manchester City, e a Copa Kirin (1984), batendo, entre outros, a Seleção da Irlanda, que já realizou boas participações em copas do mundo, como em 1990 e 1994.
 

O ano de 1984, aliás, foi muito interessante para o Inter. Além do tetra gaúcho e da Copa Kirin, o clube levou um time inteiro para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. E, com vários jogadores colorados, a Seleção Canarinho disputou sua primeira final olímpica, e ficou com o vice-campeonato após derrota na final para a França. Também em 1984, o Inter não conseguiu chegar às finais do Brasileirão, mas juntamente com outros eliminados do campeonato, disputou o Torneio Heleno Nunes. Além do Colorado, estavam na competição o Atlético Mineiro, o Bahia, o Botafogo do Rio, o Cruzeiro, o Guarani de Campinas, o Palmeiras, o Santa Cruz de Recife, o São Paulo e o Sport. Os times se enfrentaram em turno único, e o Inter conquistou o título deste mini-Campeonato Brasileiro.
 

Entre os jogadores colorados que marcaram gols no Torneio Heleno Nunes, estiveram o atual técnico da Seleção e então volante Dunga; o meia Paulo Santos; o centroavante Kita; o volante Ademir Kaefer; o meia Jair (príncipe Jajá, tricampeão brasileiro nos anos 70 pelo Inter); o ponteiro-esquerdo Silvinho; e o atacante Milton Cruz (eterno coordenador técnico do São Paulo Futebol Clube e que já assumiu a condição de técnico interino da equipe paulista em várias ocasiões). Em 1984, o técnico colorado era Otacílio Gonçalves, que, posteriormente, comandou o Grêmio também.

Hoje é possível encontrar, na web, dados sobre o Torneio Heleno Nunes (o nome da competição faz referência a um ex-presidente da CBF que faleceu em 1984). Eu fiquei sabendo desta conquista ao ler uma edição da Revista Goool em 1994. Mas só pude saber maiores detalhes na década seguinte, graças à internet.
Fica, portanto, a lembrança do Torneio Heleno Nunes, o título nacional esquecido do Inter nos anos 80, uma década que, apesar de muitas dificuldades, proporciona boas lembranças para os colorados.

 

Nelson Treglia – interino