Início Especiais 20 anos de qualidade no trabalho que desenvolve

20 anos de qualidade no trabalho que desenvolve

O caráter comunitário da Unisc faz com que ela cresça acompanhando os avanços tecnológicos sem descuidar da atenção ao ser humano e ao meio ambiente. Outra preocupação permanente é com a qualidade do trabalho que realiza. Foi dessa forma que a Universidade se destacou, em 2008, na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação – MEC. Em 2010, novamente, a Universidade obteve a nota máxima, cinco, na Avaliação Institucional Externa INEP/SESu/MEC. Em 2011, a Universidade obteve seu recredenciamento por mais dez anos pelo MEC.
Em entrevista ao Riovale Jornal, o Reitor da universidade, Vilmar Thomé, fez uma análise sobre diversos aspectos da Unisc. Acompanhe.

Avaliação do Ensino

 De acordo com o reitor Vilmar Thomé, em 2010 a Instituição alcançou conceito 5, nota máxima atribuída pela Comissão de Avaliação Institucional Externa e em 2012 alcançou o conceito 4 (escala de 1 a 5) no IGC – Índice Geral dos Cursos,  resultante da análise de vários fatores, tais como a titulação e o regime de trabalho dos professores, a infraestrutura física de apoio, como laboratórios e bibliotecas, que formam os Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) da graduação e os conceitos dos programas de mestrado e doutorado. “A afirmação da Unisc como uma Instituição na faixa do IGC 4 e Avaliação Institucional Externa com conceito 5, reforça o compromisso assumido pela Universidade em seu Projeto Político-Pedagógico Institucional e, em especial, no que se refere à  avaliação como um processo contínuo para a melhoria e para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. Esse resultado reflete os permanentes investimentos feitos pela Unisc para manter a elevada qualificação de seu corpo docente e técnico-administrativo e da infraestrutura física”, ressalta.

Arquivo/RJ

Thomé: “Temos preocupação permanente com a qualidade no trabalho que realizamos”

_____________________
 
Trajetória como na universidade e como Reitor
 

  Thomé iniciou as atividades como Funcionário técnico-administrativo da Apesc em 1982, aos 20 anos de idade, atuando no Setor Financeiro. Após alguns anos, tornou-se Diretor Administrativo da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Superintendente de Administração da Fisc e, por 12 anos, Pró-Reitor de Administração da Unisc. É professor do Curso de Ciências Contábeis desde 1991. De 2006 até hoje, está no cargo de Reitor da Unisc e Presidente da Apesc, mantenedora da Unisc, da Escola de Educação Básica Educar-se, do Cepru e do Hospital Santa Cruz. Exerce, ainda, também a Presidência da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).

______________________

20 anos da Unisc – Conquistas e premiações


 Com uma experiência de aproximadamente 30 anos na caminhada da Unisc, o reitor Vilmar Thomé lembra que a história do Ensino Superior em Santa Cruz do Sul iniciou com a criação, no ano de 1962, da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – Apesc -, mantenedora da atual Universidade de Santa Cruz do Sul. Dois anos após era obtida a aprovação de funcionamento da Faculdade de Ciências Contábeis.
Em 1967, foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com os cursos de Letras e Pedagogia. Em 1968, foi oferecido o curso de Estudos Sociais e instalada a Faculdade de Direito. Em 1970, foi criada a Escola Superior de Educação Física.
Outros cursos, criados gradativamente, foram sendo incorporados às Faculdades que, em 1980, passaram a constituir as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul – Fisc.
Em 1980, a Fisc passou a oferecer cursos em regime especial de férias, tendo nesse mesmo ano implantado o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu.
Em 1993, culminando o processo de transição, a Unisc foi reconhecida pela Portaria nº 880, de 23/06/93, DOU de 25/06/93, com base no parecer CFE nº 282, de 05/05/93.
São quase 50 anos de trajetória no ensino superior, mas o processo de transformação em Universidade exigiu muitas adequações, como as de infraestrutura física; alterações na estrutura organizacional; introdução do hábito de planejamento participativo; transparência administrativa e financeira; organização das associações de docentes e de pessoal técnico-administrativo; organização estudantil; eleições diretas para cargos de gestão ocupados por docentes; desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão; realização de vários seminários regionais de planejamento; entre outras tantas. Nesse período a Instituição cresceu muito. Passamos de pouco mais de três mil estudantes para mais de doze mil; de quinze cursos de graduação para 50 cursos oferecidos nos municípios de Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires, Capão da Canoa e Montenegro, além de quase 40 cursos de pós-graduação lato sensu, 8 programas de pós-graduação stricto sensu, com a oferta de 8 mestrados e 2 doutorados. 

____________________
 
Unisc ser referência em Educação


 A Unisc ser referência em educação em nível nacional é fruto do trabalho realizado com seriedade e compromisso com a qualidade e com o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. “A cada vestibular temos um número maior de estudantes querendo vir para a Unisc. No último final de semana tivemos uma edição de Vestibular de Inverno com mais de 5.000 inscritos.
Os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes ao ano de 2011, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), reafirmaram a UNISC como uma das melhores instituições no segmento das não públicas, ou seja, das comunitárias e particulares. Os índices divulgados pelo MEC referem-se ao ciclo 2009, 2010 e 2011. No Brasil, foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições, entre universidades, faculdades e centros universitários.
A Unisc alcançou conceito 5 na Avaliação Institucional Externa realizada pelo MEC e, pelo 3º ano consecutivo, a Unisc alcançou conceito 4 (escala de 1 a 5) no IGC, se colocando em 3º lugar no RS e na 6ª colocação no Brasil, tendo mais de 75% dos seus cursos de graduação obtido CPC 4 ou 5. A Instituição também figurou pela 5ª vez consecutiva entre as “150 Melhores Empresas para Você Trabalhar”, no Prêmio Guia Você S/A Exame. No ranking das 300 melhores Instituições de Ensino Superior da América Latina, a Unisc apareceu na posição 191, sendo a oitava no Estado do Rio Grande Sul.
O Reitor frisa, ainda, a maior área de atuação da Universidade, que é a Saúde. Segundo Thomé, é um grande desafio manter hoje uma estrutura que atenda da melhor forma possível a saúde da comunidade, que é a principal demanda da sociedade brasileira. Neste sentido, ele destaca o Hospital Santa Cruz como Hospital de Ensino, estrutura utilizada por mais de mil alunos por ano. Embora os cursos da saúde existam há duas décadas, nos últimos dez anos aumentou muito o impacto da instituição nesta área a partir da agregação do hospital à estrutura já existente no campus.

Os Pró-Reitores da Unisc:

Pró-reitor de Administração: Jaime Laufer
Pró-reitora de Graduação: Carmen Lúcia de Lima Helfer
Pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias: Ana Luisa Teixeira de Menezes
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação: Rosângela Gabriel
Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional: João Pedro Schmidt