Início Política 2022: Rodrigo Rabuske é eleito presidente da Câmara de Vereadores

2022: Rodrigo Rabuske é eleito presidente da Câmara de Vereadores

Foto: Jacson Miguel Stülp

O vereador do PTB, Rodrigo Rabuske, vai comandar a Câmara no ano de 2022. Sua eleição ocorreu na tarde dessa quarta-feira, 22, em sessão especial, realizada no Plenário Nilton Garibaldi. A votação foi de forma unânime, sendo que a chapa é composta pelo vice Luizinho Ruas (PSD); secretário Raul Fritsch (Republicanos) e Cléber Pereira (DEM) segundo secretário.  A condução do PTB, depois de três anos. Em 2019, Bruna Molz, ainda no PTB, foi eleita, mas já estava alinhada com o Governo Telmo Kirst, que acabou lhe valendo a presidência.

Em seu primeiro ano de mandato, Rodrigo Rabuske teve o olhar voltado para a desburocratização. É autor da lei que visa à transparência nas listas do SUS e nas obras públicas do município, bem como da lei que dispõe sobre a participação dos produtores rurais e orgânicos em eventos organizados, patrocinados pelo município.

Como presidente, pretende criar um grupo de trabalho para atualização do Regimento Interno da Casa, assim como viabilizar a simplificação e digitalização dos trâmites legislativos. Pretende também fortificar a Câmara numa relação perto do cidadão e atrair a juventude através de programas de experiência, a exemplo dos já existentes na Câmara Federal: Programa Estágio Visita, o Parlamento Jovem, assim como a Oficina de Atuação no Parlamento.

E, por último, pretende liderar um movimento para a criação de Associação das Câmaras Municipais do Vale do Rio Pardo, com o intuito de unir esforço nas pautas da região e dentre tantas áreas discutir a questão da Agricultura e também a Duplicação da RSC – 287.

Em relação à presidência, destacou ser o seu maior desafio da sua vida. “É algo desafiador. É claro que minha ideia é dar sequencia ao trabalho de representatividade do Legislativo, mas precisamos nos inserir mais dentro da comunidade”, observou.

Rodrigo Rabuske (PTB) tem 33 anos e é natural de Linha Pinheiral, no interior de Santa Cruz do Sul, onde passou a infância, estudou e trabalhou. É professor de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto e conta com três especializações na área: Finanças Empresariais, Gestão Pública e Auditoria e Perícia Contábil.

Desde cedo, atua como líder comunitário e atualmente preside o Conselho de Desenvolvimento do Pinheiral (Codepin) (2017/2021). Na localidade, também foi secretário e resoureiro da Associação Esportiva Pinheiral (2010/2020), festeiro da comunidade da quermesse da comunidade de Pinheiral (2016), secretário da AFASC (2013/2015), e fez parte do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF – 2010/2012).

Na política, começou sua trajetória como presidente do PTB Jovem (2014/2018) e atuou como assessor legislativo do ex-vereador Mathias Bertram (PTB) durante dois anos. Em 2018 assumiu o compromisso de fazer parte da equipe técnica e de captação de recursos do Deputado Federal Marcelo Moraes (PTB). Em 2020, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador e foi o segundo mais votado entre os vereadores do partido, elegendo-se com 1.449 votos.