Início Educação 23º BPM realiza formatura do Proerd

23º BPM realiza formatura do Proerd

EVERSON BOECK
[email protected]

O 23° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou na manhã de sexta-feira, 2 de dezembro, a solenidade de formatura do 2º semestre do do Programa de Prevenção à Violência e às Drogas (Proerd) das as Estaduais, Municipais e Particulares do município de Santa Cruz do Sul, sede do Batalhão. Os instrutores do programa, Sd. Édina, Sd. Gassen, Sd. Benvegnu, Sd. Angelita e Sd. Jesus, entregaram certificados, medalhas e premiações a 560 alunos. No ato ocorreu, entre os formandos, o sorteio de duas bicicletas e diversos brindes, doados por entidades e empresas do município. A formatura aconteceu no Auditório Central da Unisc, onde além da participação das escolas, contou com a presença de autoridades e de um elevado número de pais e familiares dos alunos.
O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência e busca tão somente ajudar a criança a desenvolver sua auto-estima, lidar com o estresse, reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas que a influenciarão a experimentar as drogas, bem como ajudá-las a tomar decisões corretas.
A Brigada Militar vem desenvolvendo o Proerd no Rio Grande do Sul desde 1998 e atualmente conta com 551 instrutores Policiais Militares voluntários, tendo sido desenvolvido em 451 municípios do nosso Estado. Desde sua implantação, o Proerd já formou aproximadamente 645.000 mil alunos das escolas da rede pública e privada.
Até o presente momento foram formados em santa cruz do sul, 14.200 alunos de 4ª e 6ª série do ensino fundamental. No município a iniciativa é desenvolvida desde 2001. Neste semestre, o programa foi realizado em 26 turmas de 4ª série do ensino fundamental das escolas públicas e particulares do município.

OBJETIVOS ALCANÇADOS

Em pesquisa recente realizada pelo Major Paulo Fernando Soares do Nascimento, a BM afirma que foi alcançado o objetivo proposto. “Através de um trabalho científico do Proerd feito por mim conseguimos comprovar efetivamente que o programa é eficiente, uma vez que os dados colhidos nos dão essa convicção”, frisou Nascimento.
Dados do programas evidenciaram que no ano de 2008, dos 753 alunos contemplados com o programa Proerd apenas 3 alunos envolveram-se com as drogas. Em 2009, de 799 alunos, não houve envolvimento de crianças com o uso de drogas. Em 2010, de 685 alunos contemplados com o proerd, houve apenas um aluno que envolveu-se com drogas. “Isso significa a representação de 0,15% de alunos atingidos com a drogadição. Um índice extremamente baixo que é mais uma prova da eficiência e eficácia do programa”, sinaliza.
Para o Major, depois que a criança participa do programa o que mais se observa é a mudança comportamental. “Quando o jovem faz parte do Proerd constatamos que ele, através de todo conhecimento adquirido e trabalho desenvolvido, entendem o recado, percebem que a drogadição é um fato que assola a sociedade e conseguem dizer ‘não’ a todo e qualquer indivíduo que possa querer se aproximar e tentar introduzir o vício”, sublinha.
Durante o programa, são desenvolvidos trabalhos educativos de prevenção e noções de cidadania, buscando reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, auxiliando os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentá-las, ou mesmo se envolver em atividades violentas.

CRÉDITO: EVERSON BOECK

Os instrutores do Proerd entregaram certificados, medalhas e premiações a 560 alunos de escolas Estaduais, Municipais e Particulares do município

CRÉDITO: ROLF STEINHAUS

A formatura do 2º semestre/2011 foi promovida pelo 23° BPM que desenvolve o programa na região