Início Geral 23º BPM realiza operação durante as eleições

23º BPM realiza operação durante as eleições

Algumas ocorrências no município e região foram registradas

Fotos: Divulgação/23º BPM
Efetivo do 23º BPM atuou para garantir segurança durante o pleito

A Brigada Militar através do 23° Batalhão de Polícia Militar, realizou a Operação Eleições 2022 no domingo, 30, na área de abrangência dos 23 municípios do Batalhão. O objetivo da operação foi garantir a segurança pública durante as votações e reprimir os crimes eleitorais. A BM atuou em patrulhamento e permanência próximo dos locais de votação.

Com efetivo de 95 policiais militares e 52 viaturas envolvidas neste segundo turno, o 23° BPM, registrou até o encerramento do pleito, quatro ocorrências de crime eleitoral em Santa Cruz do Sul, sendo dois crimes de material de propaganda irregular; fiscal sem crachá e porte de arma de fogo. No município da região, Vera Cruz, a BM foi acionada pela servidora da justiça eleitoral, após um eleitor constatar que a tecla número 3 da urna estava danificada pelo uso de cola instantânea, não sendo possível a digitação do referido numeral, estando bloqueada. Tal fato ocorreu no início da manhã de domingo, na sessão eleitoral 398, zona 162, localizada na escola Helberg Erhardt Frank, no Bairro Cipriano de Oliveira. Diante disso, a mesária de imediato tomou as providências cabíveis e comunicou o ocorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A urna foi imediatamente substituída. Diante da inviolabilidade do sigilo do voto, a urna eletrônica, bem como o nome dos últimos eleitores a votarem nessa sessão ficaram em poder da servidora do TRE.

Arma de fogo foi apreendida do Bairro Avenida


Também foi comunicado pela manhã, através de informações que um secretária eleitoral estaria portando uma arma de fogo em uma escola no Bairro Avenida, em Santa Cruz do Sul. Após realização de ações de polícia ostensiva foi identificado a testemunha e o indivíduo que estava com a arma em uma mochila. Conforme orientado pela Justiça Eleitoral, foi realizado a comunicação da ocorrência, as partes liberadas e a arma de fogo apreendida. E no bairro Linha Santa Cruz, ocorreu a apreensão de propaganda irregular em uma parada de ônibus nas proximidades de uma escola onde havia processo de votação.

Para garantir e manter a segurança pública a unidade também recebeu o reforço de 103 alunos sargentos da Brigada Militar que se somarão ao efetivo no policiamento após o pleito.