Início Geral 2ª Reunião da Mesa na Região dos Vales é nesta terça

2ª Reunião da Mesa na Região dos Vales é nesta terça

Na Região dos Vales, o próximo passo da trilha do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), é a apresentação e definição dos projetos prioritários, que acontecerá na 2ª Reunião da Mesa, no dia 24 de novembro de 2020, das 10h às 12h.


Após o final da 1ª Reunião da Mesa, no dia 13 de outubro, os Gestores de Inovação e Tecnologia, em conjunto com os comitês técnicos e estratégicos, iniciaram a articulação e formação dos Grupos de Trabalho (GTs). Cada grupo contou com membros dos comitês técnicos e estratégicos, membros da Mesa e consultores externos de cada setor (agroalimentar, saúde e serviços).


Desde o dia 27 de outubro de 2020, os membros de cada GT (grupo de trabalho) dos setores estratégicos (agroalimentar, saúde e serviços) estão discutindo ideias de projetos prioritários considerando a visão de futuro definida na 1ª Reunião da Mesa: “Em 2030, a Região dos Vales será referência nacional de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável”.


Com isso, foram elencadas duas ideias de projetos prioritários pelos GTs que serão levados para a 2ª Reunião da Mesa:

  • 1º projeto: produtos a partir de plantas bioativas e resíduos agroindustriais;
  • 2º projeto: tecnologias inteligentes para inovação voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.


Nas últimas semanas, os grupos de trabalho tiveram a tarefa árdua de alinhar as capacidades e desenvolver projetos de inovação que irão abranger os setores agroalimentar, saúde e serviços nos dois Vales (Taquari e Rio Pardo): “Temos características de colonização semelhantes, a estruturação majoritária em pequenas propriedades também nos une e a localização geográfica é bastante favorável. Vejo com muito bons olhos a possibilidade de nos identificarmos como Região dos Vales para construirmos juntos uma proposta de nos tornarmos uma região mais inovadora, construindo, de forma conjunta, o caminho que nos levará para a consolidação de nossas áreas portadoras de futuro”, afirma Simone Stulp, membro do comitê estratégico representante do Conselho Consultivo do Inova RS na Região dos Vales.

“As reuniões de trabalho foram extremamente desafiantes, provocativas e construtivas. Estamos conseguindo criar uma conexão entre o grupo e isso só contribui no processo colaborativo que o Inova RS busca consolidar”, completa Simone.


A 2ª Reunião da Mesa será on-line e transmitida pela página no Facebook da Sict (https://www.facebook.com/secretariadeinovacaors).