Início Bastidores dos Festivais 2º Canto Pioneiro de Cachoeira do Sul

2º Canto Pioneiro de Cachoeira do Sul

Aconteceu no final de semana passado, na vizinha cidade de Cachoeira do Sul, a 2ª edição do Canto Pioneiro, festival realizado pela invernada artística do CTG Tropeiros da Lealdade.
O Canto Pioneiro tem uma proposta diferente dos tradicionais festivais de música nativista. Não é um festival para escolha das melhores músicas, mas sim dos melhores intérpretes, instrumentistas e grupos musicais. O evento busca desenvolver, despertar, cultivar e promover o gosto dos jovens pelos temas regionais, através de interpretação vocal e instrumental da música sul rio-grandense. Além de estabelecer intercâmbio artístico/cultural através da integração entre intérpretes e instrumentistas.
Mesmo não sendo um festival de música, dos vinte participantes, quatro intérpretes apresentaram composições inéditas. Este formato é de suma importância pois oportuniza vivência àqueles interessados em ingressar no cenário dos festivais, sejam músicos, intérprete ou compositores.
O grande vencedor desta edição foi Gustavo Iser, natural de Santa Cruz do Sul reside atualmente em Santa Maria. Iser apresentou a composição “Poema da Quinta Lua”, música campeã do 11º Acampamento da Canção de Campo Bom, tem letra de Sérgio Carvalho Pereira e música de Cristian Camargo; além do 1º lugar, a música também foi premiada como Melhor Conjunto Musical.

Confira quem foram os vencedores:
– Intérprete Solista Vocal

1º Lugar: Gustavo Iser – Santa Maria
2º Lugar: Alan Larocca – Eldorado do Sul
3º Lugar: Claiton Scouto – Guaíba
4º Lugar: Douglas Fabiano Corrêa – Cachoeira do Sul
5º Lugar: Felipe Corrêa – Cachoeira do Sul
– Melhor Torcida: Dionatan Linhares
– Mais popular: De Folga – Intérprete Gustavo Teixeira – Cachoeira do Sul
– Melhor Instrumentista: Jader Fabrício Surceda – Teclado na Música “Poema da Quinta Lua”.
– Melhor Conjunto Musical: Gustavo Iser, Felipe Corrêa, Felipe Costa, Carlos Augusto Araújo Iser, Jader Fabrício Surceda, Edilberto Teixeira, Romulo Acosta e Luzardo Foletto – Música “Poema da Quinta Lua”.

32ª Coxilha Nativista de Cruz Alta é na próxima semana

Inicia no dia 25 e se estende até o dia 28/07 a 32ª edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta. A Coxilha é hoje o festival mais antigo, realizado desde 1981 ininterruptamente. É sem dúvida um dos mais importantes eventos da música do Rio Grande do Sul. A programação completa bem como as composições participantes desta edição podem ser consultadas no site oficial do festival http://www.coxilhanativista.com.br/ 

Acesse a “AGENDA DE FESTIVAIS” em www.bahstidores.com e confira a programação dos próximos festivais e também os que estão com as inscrições abertas.