Início Cultura 35ª Feira do Livro | Começo com sucesso de público e vendas

35ª Feira do Livro | Começo com sucesso de público e vendas

Avaliação dos primeiros dias é positiva tanto para expositores como à organização do evento

Alunos de escolas da região prestigiam a programação durante a semana – Fotos: Guilherme Athayde

Guilherme Athayde
[email protected]

Desde a última sexta-feira, 1º, Santa Cruz do Sul vive a 35ª edição da Feira do Livro e 1ª Festa Literária Internacional. O espaço da Praça Getúlio Vargas recebe expositores e atrações culturais que tiveram uma boa recepção do público santa-cruzense já nos primeiros dias. Organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em conjunto com a Prefeitura, a avaliação é de que 1 mil pessoas estiveram na abertura do evento, que se estende até o próximo domingo, 10.

Segundo a agente de Programas Sociais do Sesc e participante da organização da Feira do Livro, Lisiane Vargas, a avaliação positiva dos momentos iniciais da feira é um indicativo de mais um evento de sucesso. “Logo pela manhã da sexta-feira, os livreiros abriram as bancas e disseram que nunca nos últimos tempos teve um número tão significativo de vendas quanto nesse primeiro dia. Então, ficamos muito felizes. No sábado foi um dia muito bom, não teve chuva, que veio só à noite. A praça estava lotada. No domingo, a chuva não foi intensa, então tivemos um ótimo público”, destacou.

A chuva no final de semana também não atrapalhou o público e os expositores, que contam com uma estrutura coberta. Segundo Lisiane, a programação da semana contempla visitações das escolas da região, o que garante a movimentação das pessoas na praça mesmo nos dias chuvosos. A presença de autores internacionais é mais um incentivo aos leitores que prestigiarem o evento.

“Cada dia é voltado para um público. Por exemplo, hoje (ontem) foi voltado ao sétimo, oitavo e nono anos. Amanhã (hoje) já tem outro público, tem ensino médio, educação infantil. A gente faz toda a programação voltada para esse público durante a semana, já pensando no incentivo à leitura, que tem que vir da escola, dos pais e dos órgãos que trabalham com a comunidade, como o Sesc e a Prefeitura. É um dever de todos, para que formem cidadãos mais críticos e conscientes sobre o nosso mundo”, ressalta.

A patrona da 35ª Feira do Livro é a escritora Martha Medeiros, que estará em Santa Cruz do Sul amanhã com palestra no Auditório Central da Unisc, a partir das 19 horas. A autora homenageada é Marli Silveira e a personalidade incentivadora da leitura, o educador Elenor Schneider. Ambos estão na programação de hoje, às 10 horas da manhã, no palco principal, na Praça Getúlio Vargas.

Chuva não atrapalhou o público nos primeiros dias
Programação é gratuita e atende todos os públicos, destaca Lisiane Vargas, do Sesc