
Divulgação
Fabrício Goulart
[email protected]
Grandes apresentações e disputas emocionantes marcaram Santa Cruz do Sul entre a última sexta-feira e o domingo, durante a realização do 38º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, de Panambi, da 9ª Região Tradicionalista, foi o grande vencedor da noite: consagrou-se campeão na Força A, na categoria de Danças Tradicionais.
A temática levada ao palco retratou o gaúcho no período de 1820 a 1870, abordando a transição entre as épocas primitiva e farroupilha, além da relação singular com o cavalo, seu fiel companheiro, e a ligação com a terra, simbolizando a força do povo e a coragem de seguir em frente. A entidade já havia sido vencedora em 2023.
De acordo com o coordenador da invernada adulta, Acácio Ivan Penedo, a preparação dos dançarinos começou cedo – entre o final de janeiro e início de fevereiro. Para isso, participaram de diversos concursos. “Foi um ano de muita dedicação e muitos ensaios”, lembrou Penedo, orgulhoso e vibrante com o título.
Ele revelou que muitos dos integrantes são de cidades vizinhas a Panambi, como Júlio de Castilhos, Três Passos e Ijuí, o que dificultou a realização de ensaios durante a semana. Ainda assim, o grupo se empenhou e garantiu o resultado aguardado. “Ganhamos em 2023, mas é difícil se manter entre os primeiros colocados. É muito grande a concorrência e os grupos são muito fortes. Tivemos que nos dedicar um pouco mais. Graças a Deus, alcançamos os nossos objetivos”, comemorou.
Santana do Livramento também esteve em comemoração. Na Força B, o CTG Estância Velha da Tradição foi o campeão, levando ao público o tema “Amor y Silencio”, que abordou o Alzheimer – doença que afeta milhões de pessoas –, utilizando a arte como meio de conscientização e valorização do cuidado e do acolhimento.
Resultados das Danças Tradicionais
Força A
1º) DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
2º) CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha – 1ª RT
3º) CTG Ronda Charrua – Farroupilha – 25ª RT
4º) CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí – 1ª RT
5º) CTG Sentinelas do Pago – Marau – 7ª RT
Força B
1º) CTG Estância Velha da Tradição – Santana do Livramento – 18ª RT
2º) – CTG Tropilha Crioula – Getúlio Vargas – 19ª RT
3º) CTG Coxilha de Ronda – Santiago – 10ª RT
4º) DTG Piazito da Tradição – Venâncio Aires – 24ª RT
5º) CTG Rodeio da Querência – Frederico Westphalen – 28ª RT
DTG Piazito se destaca entre os representantes da região

Divulgação
No Vale do Rio Pardo, o DTG Piazito da Tradição, de Venâncio Aires, foi premiado com o quarto lugar na Força B. O grupo apresentou a coreografia “A Balança da Vida”, uma homenagem ao orixá Xangô. Na coreografia de entrada, trataram sobre as questões de dualidade como o bem e o mal, certo e errado e sobre merecimentos. Já na saída, falaram sobre Xangô ser o padrinho do tambor.
Conforme o patrão do Piazito, instrutor e dançarino, Bruno Cassariego, o resultado é fruto de muito trabalho. “Foram 9 horas, 10 horas, madrugada adentro, em um trabalho que exigiu dedicação, persistência e paixão pela dança. O resultado veio como fruto desse empenho. Trabalhamos com foco e determinação para buscar o título”, orgulhou-se.
Único representante de Santa Cruz do Sul, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade ficou em 12º lugar na Força B. Inspirada na música “Recuerdos da 28”, de Joca Martins, a entidade buscou recriar no palco do Enart a atmosfera dos antigos bailes de campo, momentos de pura convivência e alegria simples do povo gaúcho.
Também da região, o CTG Sentinela dos Pampas, de Candelária, ficou em 14º lugar na Força B. Já o CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, único do Vale do Rio Pardo a se apresentar na Força A, não ficou entre os classificados para a disputa final, que ocorreu domingo.
Evento reúne 30 mil pessoas no parque
O Parque da Oktoberfest reuniu, durante o fim de semana, cerca de 3 mil competidores de diversas modalidades, como danças, declamações, chula, trovas, pajadas e causos, além de apresentações instrumentais, entre outras. A estimativa é de que aproximadamente 30 mil pessoas tenham passado pelo local nesse período para assistir ao evento.
O encerramento da programação ocorreu na noite de domingo, 23, no Ginásio Arnão. Na oportunidade, foi realizado o repasse dos alimentos arrecadados com o ingresso solidário, que totalizou 2,5 mil quilos. As doações foram recebidas pelo prefeito, Sérgio Moraes, e pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva. “Foi um recorde de arrecadações e agradecemos pela iniciativa”, salientou Moraes. Dias antes, na abertura, o chefe do Executivo abordou a dimensão do evento: “O Enart é acompanhado em muitos recantos de nosso país. Ele já não pertence somente aos gaúchos”.
A edição de 2025 do Enart foi organizada e promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da 5ª Região Tradicionalista e da KTO. O evento contou ainda com incentivo cultural da Amigo Internet e da Rio Grande Seguros e Previdência, patrocínio de Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Fruki Bebidas, Massas Italiany e Móveis Kappesberg, além de financiamento por meio do Pró-Cultura RS, do governo do Estado.














