Início Geral 40ª Oktoberfest | Festa encerra com perspectiva de recorde de público em...

40ª Oktoberfest | Festa encerra com perspectiva de recorde de público em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Após 12 dias de celebrações, a 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul chegou ao fim neste domingo, 26 de outubro, com recorde de público nos quatro dias finais. Considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul, o evento reuniu milhares de pessoas no Parque da Oktoberfest e em diversos pontos da cidade, celebrando as tradições herdadas dos colonizadores germânicos.

Organizada pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp), com apoio do Município de Santa Cruz do Sul, a festa foi realizada em três finais de semana: de 9 a 12, 16 a 19 e 23 a 26 de outubro. A expectativa é de que o número total de visitantes supere o registrado em 2024. “Durante a semana vamos contabilizar os acessos e os números gerais, mas o público histórico do desfile noturno na sexta-feira e o movimento de sábado, com o último desfile festivo e show nacional que lotou a Arena, nos deixaram muito felizes e agradecidos pela grande festa que proporcionamos à comunidade e aos visitantes”, afirmou o presidente da 40ª Oktoberfest, Mathias Bertram.

A última etapa da programação teve início na quinta-feira, 23, com as atividades do Dia da Inclusão. À noite, o Encontro de Corais na Comunidade Evangélica e a estreia vitoriosa do Ceisc/União Corinthians no NBB (Novo Basquete Brasil) 2025/26, no Ginásio Poliesportivo Arnão, movimentaram o público. Após a partida, cerca de 4,2 mil torcedores tiveram acesso ao parque. “Foi uma experiência incrível, unindo duas paixões dos santa-cruzenses, o basquete e a Oktoberfest”, comemorou Bertram.

Na sexta-feira, 24, a festa viveu um de seus momentos mais marcantes com o desfile temático noturno, transferido do primeiro domingo por conta da chuva. A apresentação contou com 6 mil figurantes e dez alegorias iluminadas, encantando o público que lotou a Rua Marechal Floriano e, posteriormente, o Parque da Oktoberfest. “A alegria e a animação dos figurantes, a beleza e grandiosidade dos carros alegóricos e excelente participação e interação do público, foram a marca registrada dos dois desfiles temáticos realizados”, destacou o vice-presidente e coordenador de Desfiles, Gilberto Luís Eidt.

Evento mantém receita de sucesso para fechar em grande estilo
O penúltimo dia da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul foi marcado por intensa movimentação e clima festivo desde as primeiras horas. Com temperatura elevada, o público começou a chegar cedo ao Parque da Oktoberfest e às ruas centrais da cidade, onde ocorreu o terceiro desfile festivo Heilige Oktober. Milhares de pessoas acompanharam o cortejo que partiu da fábrica da cervejaria Heilige e seguiu pelas ruas centrais da cidade.

No interior do parque, o destaque da tarde foi a programação cultural, com apresentações de danças folclóricas em diversos palcos. Mais de 440 dançarinos de grupos locais e regionais participaram, com destaque para o Grupo de Danças de Estrela, que levou 180 integrantes ao evento.

Ainda no sábado, o Centro Cervejeiro recebeu a final das Olimpíadas Rurais, com provas de bolão de mesa, serrar lenha e troca de roda. A competição, promovida pela Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz (Lifasc), teve como campeã a equipe do Rio Pardinho. Aliança ficou com o segundo lugar, seguida por Juventude, São José de Monte Alverne e João Alves.

O maior público do dia foi registrado à noite, durante os shows nacionais na Arena. A abertura ficou por conta do cantor santa-cruzense John Endres, seguida pela dupla Israel & Rodolffo, que apresentou sucessos sertanejos e clássicos da música gaúcha. O grupo brasiliense Menos é Mais encerrou a noite com pagode e coro coletivo ao som de “P do Pecado”.

O domingo, último dia da Festa da Alegria, começou com o cancelamento do terceiro desfile temático devido à instabilidade do clima. Os portões do parque foram abertos às 10 horas, com entrada gratuita até 12h59. Apesar do tempo nublado, o público compareceu para prestigiar as atrações culturais, como a Orquestra Som da Fonte, do Centro de Formação Divina Providência, de Encruzilhada do Sul, que encantou o público com a performance de jovens músicos.

A 40ª Oktoberfest manteve a fórmula de sucesso das edições anteriores, reunindo cultura, gastronomia e entretenimento. Segundo a Coordenação de Cultura, cerca de 1,3 mil dançarinos participaram de 90 apresentações folclóricas, representando 50 grupos de Santa Cruz do Sul e de outras cidades do Estado. A programação incluiu ainda encontros de corais, oficinas de jogos germânicos, olimpíadas e mais de 480 horas de música distribuídas em cinco palcos, com 172 atrações.

Confira mais imagens captadas pelos fotógrafos Alencar da Rosa e Rodrigo Assmann