Início Educação 5% da população da região é analfabeta

5% da população da região é analfabeta

Everson Boeck
[email protected]
r

Durante esta semana Santa Cruz do Sul, através da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), está sediando o I Encontro de Alfabetizadores e Coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O evento, que iniciou no dia 24 de setembro, terça-feira, e encerra amanhã, sexta-feira, está sendo realizado no Aquarius Flat Hotel e reúne profissionais da região e, também, da 3ª CRE (Estrela), 8ª CRE (Santa Maria) e 24ª CRE (Cachoeira do Sul).
Segundo a assessora do PBA na 6ª CRE e coordenadora do evento, Traudi Cleris Wink, na região da 6ª Coordenadoria, que abrange 19 municípios, o índice de analfabetos é considerado alto – 5,8% da população não sabe ler nem escrever. Grande parte dos alunos são pessoas acima de 40 anos de idade que, na infância e/ou adolescência, não tiveram acesso à educação. “A maioria dessas pessoas começou a trabalhar muito cedo e, por isso, o conhecimento foi ficando de lado”, resume.
Conforme a assessora, no evento estão sendo capacitados cerca de 40 alfabetizadores que desenvolvem o programa nas suas localidades. “São pessoas que contribuem para a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e realizam suas aulas em centros comunitários, em igrejas, em garagens de suas residências. É um trabalho de suma importância que há anos fomenta a universalização do Ensino Fundamental no país”, avalia.
O Programa Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do governo federal que repassa recurso de apoio aos estados para a execução do programa propiciando ações nas diferentes regiões. A iniciativa, de acordo com Traudi, representa cidadania para os participantes. “Temos exemplos de relatos de diversos alunos que queriam aprender a ler e escrever para conhecer a Bíblia; outros para não precisar perguntar para outra pessoa no ponto de ônibus o destino de determinado veículo; presidiários que querem conhecer os livros”, exemplifica.

Fotos: Everson Boeck

6ª CRE realiza até amanhã encontro de Alfabetizadores e
Coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado

CONHEÇA O PBA

O Ministério da Educação (MEC) realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.
Promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.


Encontro reúne profissionais das CREs de Santa Cruz do Sul, Estrela,
Santa Maria e Cachoeira do Sul