Um dos exemplos de dedicação frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais é do atual presidente. Pedro Osvino Etges – que festejará a data em dobro pois no domingo, dia 1º de julho, ele completará 83 anos, junto com a fundação da entidade – está há 33 anos como integrante em diversas gestões de diretoria, destes 27 anos como presidente e outros mandatos como secretário e tesoureiro. Ver o STR chegar aos 50 anos é lembrar da dedicação de todos que fizeram e que ainda fazem parte da entidade. “As principais lembranças que tenho são as conquistas que obtivemos ao longo de nossa trajetória. Sempre procuramos dar o apoio necessário aos associados.”
Etges lembra que as mais notáveis conquistas que o Sindicato teve ao longo de 50 anos de trajetória são referentes à Previdência Social – que trouxe muitos benefícios aos associados – e a aquisição de créditos rurais através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Outro ponto fundamental foi o aumento de nosso quadro social e a união dos agricultores. A entidade faz parte da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).”
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras conta atualmente com cerca de 5 mil associados. No Sindicato são oferecidos diversos serviços gerais, de escritório, contratos de parcerias, de trabalho, encaminhamento de Previdência Social, e outros. Na área da saúde os associados contam com atendimento médico e odontológico (serviços oferecidos desde o início da fundação da entidade). A Farmácia Veterinária, anexa ao Sindicato, – fundada 10 anos após o surgimento do STR – conta com atendimento de diversos profissionais, entre eles técnicos agrícolas e veterinário.
Muitos eventos foram realizados durante a caminhada dos 50 anos. “Entre eles o Encontro das Trabalhadoras Rurais; as comemorações do dia 8 de Março lembrando a conquista da inserção da mulher fazendo parte das atividades do Sindicato. Antes elas só realizavam serviços domésticos e atualmente são grandes contribuidoras junto à entidade”, frisa o presidente.
REPRESENTATIVIDADE
Pedro Osvino Etges destacou a representatividade do Sindicato. “Sempre que possível estamos apoiando os Conselhos Municipais. Também fazemos parte da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul (Apesc). Faço parte como membro efetivo da Assembleia Comunitária.”
Com o passar do tempo o STR aumentou o número de benefícios aos associados e foi ampliando o quadro social e infraestrutura. “Atualmente contamos com vários serviços, sedes próprias, Farmácia Veterinária, escritório, armazém com quase 900 metros quadrados próximo à Justiça do Trabalho. No local temos uma área construída de 450 metros quadrados e um terreno ao lado com a mesma metragem. É uma grande conquista. Também contamos com apoio de três bancos, o Sicredi (para financiamentos), o Banco do Brasil (custeios de lavouras, financiamentos e investimentos) e a Caixa Econômica Federal (com o projeto Minha Casa, Minha Vida).”
ORGULHO
É com muito orgulho que o presidente fala dos 50 anos do Sindicato. “Foram muitas conquistas, fruto do trabalho de todos, diretoria e associados. Não imaginávamos como seria chegar aos 50 anos. Hoje tudo está informatizado, o que antes não existia. Os trabalhadores rurais transportavam seus produtos em carroças, hoje os caminhões buscam a produção do interior e trazem para a cidade. Por mais um ano e meio estarei na presidência. Quero continuar fazendo parte do Sindicato.”
Ana Souza

Pedro Osvino Etges: “As conquistas que obtivemos é que marcam os 50 anos do Sindicato”
Foto: STR

Integrantes da primeira diretoria do Sindicato no ano de 1962
____________________
A atual diretoria do STR, com mandato até 2014
Presidente: Pedro Osvino Etges
Vice-presidente: Roque Paulus
Secretário: Gerson Mohr
Vice-secretário: Rubem Preus
Tesoureiro: Renato Goerck
Vice-tesoureiro: Olíbio Jülich
Conselho Fiscal:
– Almiro Ramm
– Olíbio Reis
– Ana Beatriz Lopes














