Ana Souza
Dia 31 de agosto comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. O nutricionista exerce funções em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. O exercício de sua profissão contribui para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Para o exercício profissional é necessário estar inscrito no CRN da respectiva jurisdição, artigo 170 do Decreto 84.444/80; ter Carteira de Identidade Profissional expedida pelo CRN – Art. 15 da Lei 6.583/78; diploma expedido por Escolas de Graduação em Nutrição oficiais ou reconhecidas pelo MEC – Art. 1 da Lei 8.234/91.
Entre as atividades privativas, exercidas através da Lei 8234/91, estão a direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição; planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição; planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos de dietéticos; ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição; ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins; auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética; assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética e assistência e dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios, de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.
As áreas de atuação do nutricionista são: de Alimentação Coletiva; de Nutrição Clínica; de Saúde Coletiva; de Docência; de Indústrias de Alimentos; nutrição em esportes e marketing de Alimentação e Nutrição.
Para uma vida saudável
Seguindo orientações de nutricionistas, aqui vão algumas dicas para uma alimentação saudável:
– Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais: esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, não devendo faltar na sua alimentação diária.
– Mantenha um peso saudável: o excesso de gordura no corpo aumenta os riscos para hipertensão arterial, doenças do coração, enfarte, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a perda de peso também acarreta riscos à saúde como o aparecimento de osteoporose, e irregularidades menstruais (no caso das mulheres).
– Coma regularmente: pular refeições pode levar a um descontrole da fome, podendo resultar numa indigestão. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas.
– Reduza certos alimentos, não os elimine completamente: se os seus alimentos preferidos são ricos em gordura, sal ou açúcar, não exagere na quantidade de sua ingestão.
– O que fica e o que sai do cardápio: prefira sempre os alimentos grelhados, assados e cozidos e evite as frituras. Evite também enlatados, doces e refrigerantes.
– Consuma alimentos ricos em fibras: os cereais, legumes e hortaliças são ricos em fibras essenciais para o organismo.
– Beba bastante líquido diariamente: o corpo humano precisa de, no mínimo, 2 litros de água todos os dias, que devem ser ingeridos, preferencialmente, no intervalo das refeições.
Divulgação/RJ















