Alyne Motta – [email protected]
A história da língua italiana é muito complicada, mas o italiano moderno é o resultado de alguns eventos relativamente recentes. Como muitas das línguas europeias, o Italiano faz parte de uma família linguística chamada de línguas neolatinas ou românicas, aquelas que provêm do Latim como o nosso Português.
Essa denominação tem origem no povo guerreiro da região do Lácio (Latium, em latim, e hoje Lazio, em italiano), que exerceu seu domínio sobre grande parte da Europa. Na maioria das vezes, as línguas se afirmam como imposições culturais, como no caso do Latim da época dos romanos.
De acordo com o professor Emanuel Brito, da Monte Bianco Língua Italiana, os idiomas se transformam devido às necessidades dos falantes, ao isolamento territorial e ao tempo. Com isso, novos idiomas nascem primeiro como dialetos, e com o passar dos anos se estabelecendo como línguas oficiais dos países.
Assessoria de Imprensa da Festa da Uva
Santa-cruzenses têm oportunidade de aprender o idioma
FORMALIZAÇÃO
O italiano se formalizou no século XIV com as obras de Dante Alighieri que misturou os dialetos do sul da Itália, principalmente o Siciliano, com seu dialeto da Toscana, para escrever poemas épicos conhecidos como Comédia, chamados mais tarde por Boccaccio de Divina Comédia.
As obras de Dante foram lidas por toda Itália e o dialeto utilizado passou a ser um padrão reconhecido por todos. Ainda hoje se atribuía a Dante a normalização da língua italiana.
Mesmo com o dialeto da Toscana sendo amplamente utilizado e reconhecido em círculos políticos e culturais por toda a Itália, o latim permanecia como a língua proeminente na literatura, o que perdurou até o século 16, quando os escritos começaram a misturar as duas línguas.
A partir desta junção, o latim começou a ser deixado de lado e a língua italiana tomou de vez o seu lugar. Os textos mais antigos que se conservam em italiano (os anteriores se consideram latim vulgar) são fórmulas legais da Região de Benevento que datam dos anos 960-963 da era cristã.
O italiano é uma língua romance que pertence à família das indoeuropeias. Fala-se na península italiana, sul da Suíça, San Marino, Sicília, Córcega, Cerdenha, na costa norte do Mar Adriático. Atualmente, o dialeto da Toscana é conhecido como Italiano e é a língua oficial da Itália, sendo a língua principal da literatura e mídia.
NO BRASIL
Entre 1875 e 1935, aproximadamente 1,5 milhão de italianos imigraram para o Brasil. Devido à proximidade com a língua portuguesa e a italiana, a maioria dos filhos de imigrantes italianos não aprendia o idioma dos pais. A maior parte dos falantes de italiano no Brasil se concentra nas zonas vinícolas do Rio Grande do Sul.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o italiano, junto com o alemão, teve seu uso proibido. Por essas razões, o uso do italiano ficou restrito. Por viverem mais isolados na zona rural, esses italianos e descendentes foram o único grupo que conseguiu manter o idioma vivo no Brasil.
CURSOS
Para aprender sobre este belíssimo idioma, o Círculo Bella Itália, em convênio com a Associação Beneficente e de Assistências Educacional do Rio Grande do Sul (Acirs), oferece o curso de italiano para iniciantes. As aulas iniciam no dia 2 de agosto, das 14h às 17h, ou 6 de agosto, das 19h15 às 22h.
Assessoria de Imprensa Festa da Uva 2012
Círculo Bella Itália aproxima brasileiros do dialeto evoluído do latim
O curso é ministrado por professores qualificados, cuja atualização tem supervisão do Consulado italiano e, atualmente, são realizadas pela Università Ca’ Foscari de Veneza com cursos e exames uma ou duas vezes ao ano, além do teste de proficiência, que certificam o conhecimento sobre a língua.
Os alunos recebem todo material didático de forma gratuita e as aulas acontecem no Colégio São Luís (Marechal Floriano, 719). O investimento do curso é R$ 400 à vista ou R$ 130 em três parcelas. As inscrições podem ser feitas pelo fone (51) 9845 2330 ou pelo e-mail [email protected].