EVERSON BOECK
[email protected]
O auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) recebe hoje, 24, a partir das 9 horas, jovens, familiares, preceptores, autoridades e comunidade em geral para a Confraternização de Encerramento do 1° Módulo do Projeto da Escola de Líderes. Iniciada em setembro, a iniciativa – pioneira em Santa Cruz do Sul – tinha como objetivo estimular o desenvolvimento e crescimento pessoal e, ainda, auxiliar na formação ética de 44 alunos das escolas da rede municipal de ensino. A realização do projeto é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) dentro do Comitê Intersetorial de Combate às Drogas.
Os alunos, selecionados em suas escolas, participaram de uma série de encontros aos sábados onde receberam um curso para serem líderes em suas comunidades. Os alunos foram misturados e divididos em turmas objetivando uma troca de experiências maior. Segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Patrícia Marques da Silva, a ideia é formar jovens multiplicadores. “Durante os encontros os alunos estavam sendo preparados para isto, e agora estão aptos a multiplicar o conhecimento recebido aos seus colegas, vizinhos e amigos, formando uma verdadeira ‘corrente da cidadania’”, ressalta.
ENTENDA COMO ACONTECEU
Este curso foi realizado por meio de encontros aos sábados em salas da Smec. Estes foram ministrados por pessoas que têm relevância na sociedade, que possuam uma história de vida de superação que pudessem ser exemplos a eles. Essas pessoas foram denominadas Preceptores e, cada dois, foram responsáveis por uma turma de dez ou onze alunos. Nestes encontros, aos sábados pela manhã, foram desenvolvidos temas como ética, cidadania, saúde, pluralidade cultural, entre outros.
Os preceptores integraram conceitos e valores, ajudando os alunos na formação e na maneira de desenvolver estratégias factíveis para resolver os problemas cotidianos. Os preceptores, além da função de ensinar, aconselhar, inspirar e influenciar o desenvolvimento dos seus educandos, serviram de modelo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e, ainda, auxiliar na formação ética durante determinado período de tempo.
DIVULGAÇÃO/RJ
Diversas atividades de integração foram realizadas com as turmas durante
a execução do projeto














