Início Educação Uergs vai utilizar o Sisu para selecionar estudantes

Uergs vai utilizar o Sisu para selecionar estudantes

EVERSON BOECK
[email protected]

Os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 devem ficar atentos para o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O cronograma do processo seletivo do Sisu para o 1º semestre de 2013 ainda não está disponível pelo Ministério da Educação (MEC), porém a unidade local da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) chama a atenção dos alunos para não perderem a oportunidade de realizar um dos dois cursos disponibilizados pela instituição: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e Tecnologia em Horticultura.
A diretora do campus regional da Uergs, professora Isabela Holtermann Lagreca, lembra que os cursos são gratuitos e que o ingresso nos mesmos, a partir deste ano, será feito apenas pelo sistema Sisu e que, além disso, as vagas estarão disponíveis em nível nacional. “Por isso é importante o esforço dos candidatos da região. Se um aluno de outro estado consegue uma vaga, é muito mais difícil ele concluir o curso aqui porque está longe da família, surgem problemas financeiros, pois nossa cidade é relativamente cara, não existe uma casa de estudantes aqui, entre outras dificuldades. Então é muito melhor que estudantes do município e região consigam estas vagas”, analisa.
Cada curso disponibilizará 40 vagas. Para mais informações, acesse o site da Uergs no endereço www.uergs.edu.br ou pelo telefone (51) 3715-6926.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Alunos poderão concorrer a 80 vagas divididas em dois cursos: Engenharia
de Bioprocessos e Biotecnologia, e Tecnologia em Horticultura

Tecnologia em Horticultura

O tecnólogo em Horticultura deverá estar capacitado a aumentar a produtividade e o desenvolvimento do setor primário da cadeia produtiva da Horticultura, envolvendo atividades de olericultura, fruticultura e produção de plantas ornamentais, medicinais, aromáticas condimentares, com a finalidade de inserir-se na crescente demanda da produção de alimentos.
O profissional poderá atuar no planejamento, assessoria, acompanhamento e trabalhos práticos de campo desta cadeia produtiva de agronegócios, podendo atuar em órgãos públicos e privados do setor produtivo da horticultura.
O currículo do curso é composto por 178 créditos, com carga horária total de 2.670 horas, sendo 2.280 horas disciplinas obrigatórias, 90 horas disciplinas eletivas e mais 300 horas de estágio supervisionado. A duração do curso varia entre 4 e 6 anos.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

A formação desses profissionais inclui conhecimentos teóricos e práticos aprofundados em biologia molecular, bioquímica, microbiologia, genética, imunologia, cultura de células animal e vegetal, além de disciplinas tecnológicas de engenharia. É um título muito amplo que inclui atuação desde algumas áreas da medicina, agricultura, alimentos, farmacêutica, química e meio ambiente.
O currículo é composto por 70 disciplinas, com carga horária total de 4.125 horas, assim distribuídas: 30% de formação básica em engenharia, 30% de formação básica em ciências biológicas e 40% de disciplinas aplicadas à biotecnologia.
Há inúmeras possibilidades de atuação para este profissional, entre elas: indústria de alimentos e bebidas, produção de biocombustíveis, indústria farmacêutica de vacinas, indústria de enzimas, indústria de insumos e produtos biológicos para agricultura, pecuária e produção florestal, no controle de qualidade de alimentos, animais e microorganismos transgênicos.

O que é o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Quando acontece

O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

Como funciona

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.


Laboratórios possuem equipamentos modernos que auxiliam na
formação dos acadêmicos


Laboratórios de informática é outra importante ferramenta utilizada pelos
docentes
e discentes