A ação Tribos Nas Trilhas da Cidadania – considerada o maior programa de voluntariado jovem do país –, promovida pela Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários, está com as inscrições abertas. De acordo com a coordenadora da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) no município (sob a responsabilidade da Associação de Entidades Empresariais – Assemp), Alice Kwiatkowski, para que os alunos possam se inscrever na iniciativa, os educadores e as escolas precisam aderir à Ação. As inscrições devem ser feitas através do site www.tribosparceirosvoluntarios.org.br.
Leandro Harter
Fórum reuniu Tribos em Teutônia em 2012
Podem participar das Tribos escolas públicas e privadas dos Ensinos Fundamental e Médio, que se inscrevem e escolhem uma das Trilhas de atuação: Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz. Em 2012, o Projeto teve três escolas participantes em Santa Cruz do Sul. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, no bairro Santuário, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Assmann, do Bairro Belvedere, e a Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, do Bairro Bom Jesus, reuniram 195 alunos inscritos durante o ano. Além disso, mais de 500 alunos participaram do Fórum Tribal Regional realizado em Teutônia, no Vale do Taquari, expondo as experiências e resultados das ações praticadas em todos os municípios da região.
TRIBOS
A Tribos Nas Trilhas da Cidadania é uma ação de mobilização feita por jovens que querem transformar a realidade através de ações voluntárias em suas comunidades durante todo o ano. Os participantes podem ter ajuda de vários parceiros na comunidade: empresas locais, rádios, jornais, emissoras de TV, familiares, vizinhos, representantes dos poderes públicos, organizações sociais, grupos de jovens, outras escolas, entre outros.
VOLUNTÁRIOS
A Assemp promove, no próximo sábado, 6, às 10 horas, mais uma reunião de conscientização para novos voluntários. O encontro é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho da PV e ainda se identificarem com as demandas das entidades conveniadas no município. “Hoje, temos a possibilidade de trabalho voluntário em diversas áreas e precisamos de mais pessoas dispostas a colaborar”, revela a coordenadora. Mais informações e inscrições para o encontro – que acontece na sede da Assemp, na Rua Guilherme Hackbart, 109 – podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (51) 3715-6844.














