O prefeito Telmo Kirst assinou na tarde desta quinta-feira, 9 de maio, a renovação do convênio com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O ato foi realizado no Salão Nobre e contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura, Zeno Assmann, secretário municipal de Educação e Cultura, João Miguel Wenzel, vereadores, alunos e os coordenadores da instituição, João Paulo Reis Costa e Cristina Bencke. Com o convênio prorrogado por mais um ano, a Prefeitura repassará à escola o valor mensal de R$ 10,5 mil, destinados à manutenção das atividades que ocorrem tanto na estrutura da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) quanto junto ao Seminário São João Batista.
Inaugurada em 1º de março de 2009, atualmente a escola conta com 100 alunos de 13 municípios do Vale do Rio Pardo. Destes, 28 são de Santa Cruz, sendo 21 bolsistas da Prefeitura. O diferencial da Efasc é a utilização da pedagogia da alternância, no qual os jovens permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra em casa com a família, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos. Ao final de 3 anos e meio, o aluno recebe o certificado de conclusão do ensino médio, bem como a habilitação para atuar como técnico agrícola.
DECOM/PMSCS/DIVULGAÇÃO
Prefeito Telmo Kirst e coordenador da Efasc, João Paulo Reis Costa
Para o secretário de Agricultura, Zeno Assmann, esta forma de ensino possibilita uma educação voltada ao meio rural, incentivando o jovem a permanecer no campo. “Para concluir o ensino médio, muitos estudantes deixam a zona rural e não retornam. São muitas as propriedades sem a mínima possibilidade de sucessão. Oferecendo uma oportunidade de qualificação técnica, a alternância é apontada como solução para o êxodo rural”, afirma.
O prefeito Telmo Kirst considerou atuação da Efasc um trabalho de grande mérito. “Além do convênio que estamos assinando, estamos de portas abertas para colaborar também com outras formas de apoio, além do financeiro, através das Secretarias de Agricultura e Educação e Cultura”, comentou.














