Marília Gehrke – Agência A4
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sediou, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o maior Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul) já realizado. O evento registrou a inscrição de 2,1 mil participantes – entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais da área, além das 200 pessoas que trabalharam na organização.
O congresso foi coordenado pelos professores Demétrio de Azeredo Soster, Fabiana Pereira e Yhevelin Guerin. Durante a abertura, no dia 30, à noite, Soster ressaltou o apoio recebido e explicou que o Intercom Sul é uma instância que desperta para transformações necessárias e objetivas.
Andressa Bandeira/Agência A4
Coordenadores destacaram a participação dos alunos, a infraestrutura da Unisc e o apoio recebido da Intercom
“As pessoas estão vivendo, pensando e sonhando comunicação por três dias”, disse. Segundo o professor, a participação dos alunos, a infraestrutura oferecida pela Unisc e o suporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) foram pontos cruciais para a realização e boa repercussão.
Ao final do Intercom Sul, enalteceu o trabalho desenvolvido. “A gente encerra o congresso com o sentimento de dever cumprido. Trabalhamos e nos esforçamos muito”, resumiu. A coordenadora nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), Tassiara Camatti, ressaltou que a Unisc registrou um número de participantes nunca antes visto no Intercom Sul.
“Bateu recorde. E a gente via que as pessoas estavam envolvidas e felizes. O acolhimento fez todo mundo se sentir em casa”, comentou. Tassiara também acredita que a localização de Santa Cruz do Sul contribuiu para esse resultado, uma vez que o município é de fácil acesso para representantes de todos os estados da região Sul.
Andressa Bandeira/Agência A4
Premiação da Expocom ocorreu junto com o encerramento, no sábado. Alunos foram agraciados em 65 modalidades
Para o reitor da Unisc, Vilmar Thomé, a instituição possui infraestrutura e está preparada para receber congressos dessas proporções. Ele ressaltou que, além de o Intercom Sul ter envolvido o curso de Comunicação Social e a universidade, como um todo, também trouxe movimento a Santa Cruz do Sul.
Thomé afirmou que o congresso foi capaz de proporcionar crescimento pessoal e profissional aos participantes. “Os estudantes de comunicação puderam manter contato com colegas de outras instituições, com outras culturas. Isso faz parte de uma vivência, uma experiência”, avaliou.
Representantes de aproximadamente 100 cursos de comunicação participaram do evento, que encerrou no sábado, dia 1º, com a premiação da Expocom em 65 categorias.
No mapa dos grandes eventos
Nos últimos anos, a Unisc vem se consolidando como sede de grandes eventos na área da Comunicação Social. Além do Intercom Sul, a universidade recebeu o 1º Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo (Egej) e 1º Fórum Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo (FSPJ), em 2011, e o Colóquio de Agências Experimentais da Comunicação, no ano passado.
Em novembro do ano que vem, o campus da Unisc irá sediar a 11ª edição do Encontro Nacional da Associação dos Pesquisadores de Jornalismo (SBPJor). O coordenador do Curso de Comunicação Social da Unisc e coordenador do Intercom Sul deste ano, Demétrio Soster, destaca que a universidade possui infraestrutura suficiente para receber eventos de grande porte, como o Intercom nacional.
Unisc leva seis prêmios na Expocom
Os estudantes da Unisc receberam seis prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), mostra competitiva que fez parte das atividades do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul). A entrega dos prêmios ocorreu na manhã do sábado, 1º de junho, juntamente com o encerramento do congresso.
A partir da identidade visual do evento, os trabalhos premiados receberam troféus em formato de quero-quero. A Unisc foi agraciada nas categorias: revista laboratório, com a Exceção; jornal-laboratório, com o Unicom; videoclipe avulso, com o trabalho Um Tanto Estranho; e comunicação organizacional, com a ação Divulgando o Curso de Relações Públicas no Viva Unisc.
Felipe Machado Júnior
Troféus foram entregues aos alunos da universidade no último dia do evento
A agência júnior de Jornalismo e a de Relações Públicas também foram premiadas em suas respectivas modalidades. Ao todo, 248 trabalhos de mais de 450 foram aceitos para competirem na Expocom.
Segundo a coordenadora nacional da mostra, Tassiara Camatti, os critérios para a classificação foram a inscrição na modalidade correta, o aluno matriculado na habilitação adequada para a categoria, a nota do júri virtual e a avaliação dos professores nas apresentações durante o congresso.
Os trabalhos vencedores representarão a região Sul no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontece entre os dias 4 e 8 de setembro na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.














