Alyne Motta
[email protected]
Os imigrantes alemães sempre foram muito preocupados com a educação. Quando aqui chegaram, no ano de 1849, precisaram construir tudo, desde suas casas, ponto de comércio, até a igreja e escola. Passadas as dificuldades de isolamento e abandono, era hora de pensar no futuro.
De acordo com a história oral, uma vez que naquele período não havia registros, a primeira escola do Faxinal de João Faria surgiu no ano de 1851. As pessoas mais habilitadas eram indicadas para exercer a função, como o cidadão Guilherme Koch, porém o fato até hoje não foi comprovado.
Rolf Steinhaus
Escola completou 160 anos de existência na terça-feira, 11 de junho
Em registros do arquivo histórico santa-cruzense, provavelmente em 11 de junho de 1853, quando nosso município já se chamava Colônia de Santa Cruz, Erdmann Georg Richard Ernst Wolfram foi escolhido como primeiro professor, exercendo sua atividade na igreja-escola da comunidade.
O local era a primeira escola particular e comunitária, sendo as aulas ministradas em alemão, língua falada na época. A mesma estava situada no local onde, atualmente, está o prédio da Antiga Cooperativa de Linha Santa Cruz. Ali eram iniciados os primeiros alicerces do saber no município.
Desde lá até hoje, diversos nomes foram dados pela escola, como Escola Particular Linha Santa Cruz, Escola Subvencionada de Linha Santa Cruz, Escola Singular Três Mártires até que, em 2000, recebeu a denominação de Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Affonso Pedro Rabuske.
Divulgação/RJ
Em 1950, prédio deixou de abrigar a igreja, tornando-se somente escola
O nome “Professor Affonso Pedro Rabuske” foi dado em 1990, uma homenagem ao professor Affonso que, além de lecionar e dirigir a escola durante 43 anos (1922/1963), era líder comunitário e regente de coral. No ano que comemora 160 anos, a Escola tem como diretora Patrícia Ramos Figueiró.
COMEMORAÇÕES
Para celebrar a data, a Escola realizou diversas atividades. A primeira aconteceu no dia 10 de junho, com um abraço coletivo dos alunos ao prédio. Na terça-feira, 11 de junho, aniversário da Escola, a equipe escolar confeccionou um bolo gigante para cantar parabéns aos 160 anos.
Como forma de resgatar sua história, foi desenvolvido um concurso cultural. De acordo com a diretora Patrícia, a ideia é buscar as raízes escolares. “Os pequenos vão buscar materiais com ex-professores, diretores e alunos. Já os alunos do 6º ano à 8ª série vão produzir textos”, explicou a diretora.
Divulgação/RJ
Junto ao primeiro prédio da escola, hoje inexistente, funcionava a igreja
Os alunos também vão fazer releituras de fotos antigas que vão integrar o concurso cultural. O resultado será divulgado no dia 25 de agosto, quando acontece a festa escolar. Futuramente os desenhos serão expostos na escola e os materiais textuais integrarão o arquivo.
Quem já estudou ou lecionou da Escola, ou mesmo possui algum material referente à mesma e gostaria de colaborar, pode entrar em contato através do fone (51) 3713 1703. “Gostaríamos muito da participação da comunidade santa-cruzense”, acrescenta a diretora Patrícia.














