Início Educação Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade

Colégio Dom Alberto: há 17 anos proporcionando ensino de qualidade

Todos os anos no dia 11 de julho há celebrações e comemorações no Colégio Dom Alberto alusivas ao aniversário da Instituição e ao Patrono Dom Alberto Frederico Etges

Durante 128 anos, desde 1874 até 2002, o Colégio Dom Alberto era conhecido como Colégio Sagrado Coração de Jesus, e era dirigido por freiras franciscanas. No final do ano de 2002, as freiras encerraram suas atividades na instituição e o Colégio passou para uma nova administração. 
O ano de 2003 iniciou com o Colégio Dom Alberto. A nova Instituição recebeu este nome em homenagem a Dom Alberto Frederico Etges, que foi o primeiro bispo da Igreja Católica em Santa Cruz do Sul. Dom Alberto era uma pessoa muito estimada pela comunidade. Ele gostava muito das crianças e dos jovens e acreditava que eles eram a promessa de um bom futuro para toda a sociedade, representando, o ‘Povo Perfeito’ para Deus e para a comunidade, pela sua educação e preparo para a vida comunitária. 
Em 2004, o Colégio passou a outra administração e, naquele ano, o novo Colégio Dom Alberto completava um ano de existência.
Então, foi decidido que a data do aniversário do Colégio iria coincidir com o dia do aniversário de nascimento do patrono Dom Alberto, ou seja, o dia 11 de julho.
A partir daí, todos os anos, no dia 11 de julho há celebrações e comemorações no Colégio Dom Alberto alusivas ao aniversário da Instituição e do Patrono. 
O tempo passou e desde 2016 até os dias atuais, o Colégio Dom Alberto tem novos gestores: o Diretor Geral Leandro Xavier Timóteo e o Diretor Acadêmico Professor Ênio Rocha, integrantes do Grupo Educacional FAVENI.

Em 2019 inaugurou a Escola de Educação Infantil, num ambiente totalmente pensado para alunos de quatro e cinco anos de idade

A diretora pedagógica do Colégio é Luciana Andréa Zimmer que, juntamente com sua equipe pedagógica e o grupo seleto de professores, conduz as ações educativas no educandário. Com a presença da nova equipe gestora, foi introduzida a parceria com o Sistema de Ensino Anglo, que traz no seu bojo, proposta de crescimento intelectual aos alunos e, consequentemente, um ótimo preparo para provas externas como ENEM, vestibulares, entre outras. A premissa geradora de orientações do Sistema de Ensino Anglo, que prepara os estudantes a um excelente desempenho acadêmico, é a ‘Aula dada/aula estudada’ que permite, de imediato, o reestudo e a possibilidade de dirimir dúvidas remanescentes com os professores no Colégio e, virtualmente, através do portal Anglo.
A busca pela modernização e inovação tecnológica se ampliou, também, pela parceria com a ferramenta educacional inovadora Lego Education, que apresenta novos projetos na área tecnológica, envolvendo todos os níveis de ensino. Assim o Colégio Dom Alberto se apresenta à comunidade como única Instituição de Ensino a oferecer este diferencial na região, com implantação a partir de 2019.

O Colégio vem crescendo em ritmo considerável e detém um excelente conceito na comunidade santa-cruzense

O Colégio vem crescendo em ritmo considerável e detém um excelente conceito na comunidade santa-cruzense, pelos bons resultados que apresenta no desempenho dos alunos, pela eficácia do trabalho desenvolvido, e por uma equipe pedagógica e de professores qualificados.
Neste ano letivo de 2019, inaugurou sua Escola de Educação Infantil, num ambiente totalmente pensado para alunos de quatro e cinco anos de idade. Com uma localização privilegiada, no centro da cidade, situado na rua Thomas Flores, as modernas instalações foram totalmente estruturadas pensando nesta relevante etapa de iniciação à vida escolar dos nossos alunos. “A primeira infância é um tempo de extrema importância para as crianças, e este espaço foi totalmente pensado neste sentido. Na nossa Casa Infantil, as estruturas físicas foram projetadas e as ações pedagógicas são executadas visando o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de nossos alunos, bem como seu bem-estar no ambiente escolar”, salienta a diretora pedagógica Luciana Zimmer.