
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Em homenagem ao Dia dos Pais, a Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul exibirá na noite dessa terça-feira, dia 7 de agosto, o filme “Gonzaga – de pai para filho”. Dirigido por Breno Silveira, ele foi lançado no Brasil em 2012 e tem 130 minutos de duração (pouco mais de duas horas). A sessão inicia às 20 horas, e acontece na Sede do Sindibancários.
O filme traz ao público a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga também conhecido como O Rei do Baião ou Gonzagão, e de seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho a narrativa começa quando Gonzaga, ainda jovem, decide sair de casa e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa.
A partir disso acompanhamos sua trajetória. Ele conhece uma mulher chamada Odaléia (interpretada por Nanda Costa) e se encanta por ela. Não demora para que eles tenham um filho juntos, mas complicações na saúde da esposa levam Gozaga a tomar uma decisão: deixar o filho com amigos no Rio de Janeiro para que ele possa voltar à estrada e garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. O que Gonzaga não esperava era que a distância entre ele e o filho acabaria despertando uma relação complicada, potencializada pelas personalidades fortes de ambos.
Conhecido pela direção de “Dois Filhos de Francisco”, Breno Silveira encontrou nas homenagens aos ícones o seu nicho e o faz muito bem. Além da fotografia do filme, que diferencia bem os cenários de sertão e do Rio de Janeiro, o longa também é elogiado pela trilha sonora que, é claro, traz músicas do pai e do filho. Sensível, Breno inseriu as canções mais importantes de cada um nas melhores passagens, e é interessante observar que várias das letras refletem o fato mostrado, o que só aumenta o caráter emotivo da história.
A quem interessar, o trailer desse filme pode ser assistido na página do Facebook do Riovale Jornal, no endereço facebook.com/riovalejornal.














