GUILHERME ATHAYDE
Três pessoas foram presas – dois maiores de idade e um menor – em uma operação da Polícia Civil de Santa Cruz do Sul na manhã desta quarta-feira, 20.
A ação, chamada de Operação Redenção, ocorreu no bairro Santa Vitória, na Zona Sul do município, realizada por agentes da 2ª DP e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Os dois maiores de idade são suspeitos de serem os mandantes de um assassinato que ocorreu dia 9 de janeiro no município, na Rua Leo Winterle, mesmo bairro onde aconteceram as prisões.
O outro preso é um menor de idade, que confessou ser o executor da vítima, um homem de 23 anos. Ele também é suspeito de outra tentativa de homicídio ocorrida no município, mas negou o crime ao ser ouvido nesta quarta-feira pela polícia.
O responsável pela investigação é o delegado da 2ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, Miguel Mendes Ribeiro Neto, da 16ª Região Policial.
Um dos homens detidos nesta quarta-feira foi enquadrado por porte ilegal de arma de fogo. Na residência onde ele estava foi encontrada uma pistola .40 e munições, e foi lavrada a prisão em flagrante. Segundo o delegado Miguel, a arma havia sido roubada em 2014 no município de São Leopoldo, no Vale do Sinos.
Os dois maiores de idade, um de 35 e outro de 37 anos, foram encaminhados ao Presídio regional de Santa Cruz do Sul. Já o adolescente seguirá para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), em Porto Alegre.
A polícia ainda busca um segundo adolescente, também suspeito de homicídio ocorrido no ano passado.