Início Saúde Saúde promove reestruturação dos atendimentos no Cemai

Saúde promove reestruturação dos atendimentos no Cemai

O Centro Materno Infantil (Cemai) passará por uma reformulação no sistema de atendimento aos pacientes. A partir do mês de junho será realizada a reestruturação dos atendimentos, a qual pretende organizar, agilizar e qualificar os atendimentos às crianças de 0 a 12 anos e, consequentemente, reduzir o tempo na fila de espera.
Atualmente, o Cemai trabalha com dois médicos plantonistas 24 horas por dia, chegando a três em determinados horários. Nos meses de inverno, quando a demanda por atendimento é maior, o Centro conta com quatro médicos a partir do final da tarde. No entanto, o número de consultas registradas por dia ultrapassa 190, sendo que destas apenas 20 são classificadas como urgência e emergência. “Esse panorama evidencia a necessidade de realizar um acolhimento nas consultas, fortalecendo a prevenção primária e o vínculo dos pacientes com seus postos e Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”, observa a coordenadora médica pediátrica do Cemai, Fabiane Rosa de Souza.
Segundo ela, encontros estão sendo realizados para orientar e conscientizar agentes de saúde, enfermeiros e médicos acerca da importância de normatizar os atendimentos. Na prática, todos os pacientes que se deslocarem até o Cemai serão recepcionados e cadastrados na recepção. A equipe de enfermagem (enfermeiro e técnico de enfermagem) realiza a anamnese básica para diagnosticar a queixa principal e avaliar cada quadro, direcionando o paciente para consulta médica em seguida em caso de urgência e emergência. Consultas de rotina, por sua vez, são encaminhadas para a unidade de saúde ou ESF de referência. “A própria equipe de enfermagem faz o contato com o posto e o paciente sai do Cemai com a consulta marcada”, explica Fabiane.
No Cemai ainda serão realizados atendimentos eletivos que envolvem moradores da região central ou do interior do município – para os quais o Cemai é referência – ou pacientes que necessitam de alguma especialização disponível apenas no Cemai, como pneumologia pediátrica, cirurgia pediátrica e traumatologia pediátrica e Ambulatório de Risco (prematuros, doenças crônicas e crianças com vulnerabilidade social). Nestes casos, as consultas são previamente agendadas. Semanalmente são oferecidos cerca de 100 atendimentos desse porte por semana.
O secretário municipal de Saúde, Carlos Behm destaca que, como reforço da reestruturação dos atendimentos, a informatização é uma ferramenta de suma importância na medida em que possibilita o acesso ao prontuário do paciente através do cartão SUS. “Por isso é importante que todo o paciente faça o seu cartão SUS, que hoje é realizado na Central de Marcação, na Rua Independência, nº 100”, salienta.

Saiba mais sobre os atendimentos – Cemai
URGÊNCIA: quando há uma situação que não pode ser adiada devendo ser resolvida o mais breve possível.
EMERGÊNCIA: quando há uma situação crítica, com necessidade de resolução imediata, implicando risco de vida.
ELETIVOS: solicitação de receitas de vacinas ou medicações; reavaliação de tratamento; solicitação de medicações para verminose ou anemia; doença ou sintomas crônicos; inapetência isolada; solicitação de exames diversos; solicitação de encaminhamento para outras especialidades; lesões de pele, assaduras ou assemelhados; avaliações de puericultura; avaliações de saúde ocupacional para escola; mostrar exames de rotina solicitados nos postos e ESFs.